Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Propostas Comunitárias de Politicas Públicas >> Infra Estrutura
   
  Especialistas debatem sobre a reativação da linha férrea

Data: 28/10/2010

Especialistas debatem sobre a reativação da linha férrea

 

            O Museu Imperial receberá, de 25 a 27 de novembro, o evento “Memória 2010 - VIII Seminário sobre Museologia, História e Documentação”, organizado anualmente pelo Movimento de Preservação Ferroviária (MPF). As inscrições são gratuitas e já estão abertas, com vagas limitadas, no site www.museuimperial.gov.br.

            O evento é voltado para profissionais que atuam na preservação ferroviária e outros interessados na temática. O mote principal é o movimento pela reativação da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará, composta de 6km que ligam a Raiz da Serra, em Magé, ao Alto da Serra, em Petrópolis.

            A realização do VIII Seminário no MI é uma iniciativa do GT-Trem/Comtur, que agrega diversas instituições ligadas ao turismo (como o próprio Museu), ao desenvolvimento urbano do município e à memória das ferrovias no país, entre elas o MPF, representado por seu presidente, Victor José Ferreira. Além do Seminário sobre Museologia, História e Documentação, que é anual, o Movimento vem promovendo diversos outros encontros para debater a temática, como o Seminário sobre Preservação e Revitalização Ferroviária de Petrópolis, também ocorrido no MI, em 2009.

            O VIII Seminário sobre Museologia, História e Documentação, desse modo, além de incentivar a formação e troca de conhecimento sobre essas áreas, também é um espaço para divulgar e debater a reativação da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará. O evento é promovido pelo Museu Imperial/Ibram/MinC, Associação Brasileira de Operadoras de Trens Turísticos e Culturais, (ABOTTC), Conselho Municipal de Turismo de Petrópolis (GT-Trem/Comtur), Movimento de Preservação Ferroviária (MPF) e Ponto de Cultura Barão de Mauá.

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis, 28 de outubro de 2010




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS