Petrópolis, 21 de Setembro de 2021.
Matérias >> Propostas Comunitárias de Politicas Públicas >> Infra Estrutura
   
  Ônibus no Centro Histórico

Data: 13/10/2010

Ônibus no Centro Histórico

Olá pessoal bom dia !!

Em nossa última reunião realizada na sexta-feira, discutimos a possibilidade de mudanças na atual rede de transporte coletivo, evitando trazer para a área central as rotas radiais que hoje circulam por suas principais vias. Essa proposta é defendida pelo Ivan e pelo Prof. Robson.

Fiz uma rápida simulação considerando a criação de uma possível rota circular, que captaria os passageiros das linhas radiais, especialmente da região distrital, Quitandinha e Bingen/Mosela, trazendo-os para o centro histórico. O percurso compreende 6,23km por vias da área central e, independente do modo de transporte a ser utilizado, a economia de tempo e km é significativa comparando-se com o sistema atual.

Nessa simulação, considerando mudanças apenas nas rotas de ônibus da região da Mosela/Bingen, a quilometragem mensal operada pela empresa é de 529 mil km. A interrupção dessas linhas na altura da Praça Rui Barbosa, representa uma economia de 18,43%, quase 100 mil quilômetros por mês que seriam reduzidos na operação atual desses dois setores.

Segue em anexo um mapa com a ilustração deste percurso e tabelas com os dados de km das linhas operadas nessas regiões, comparando-se o antes e o depois. Esta rota circular poderia ser operada, inicialmente, através de ônibus menores, mais ágeis, leves e menos poluentes e impactantes, sendo mais tarde substituídos por outra tecnologia mais eficiente. Quanto custo deste serviço, ainda é necessário dimensionar a programação de freqüência de partidas de acordo com a demanda de alimentação de cada corredor, contudo, esse resultado inicial indica que, provavelmente, o custo de operação poderá ser compensado com a redução de km e de frota nas atuais rotas radiais, o que significa afirmar que o mesmo poderá ser gratuito para o usuário. Isto tende a atenuar o impacto para o passageiro que, necessariamente, deverá realizar o transbordo nos limites da área central.

Darei continuidade ás simulações considerando a região dos distritos (Av. Barão do Rio Branco) e também da Zona Sul (W. Luiz).

Abraços a todos,

Gilmar



Fotos:
DADOS MUNICIPAIS

Arquivos:

 simulacao_Bingen_Mosela.pdf


 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS