Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Propostas Comunitárias de Politicas Públicas >> Desenvolvimento Econômico
   
  Professora da UCP recebe prêmio no Rio

Data: 15/10/2010

Professora da UCP recebe prêmio no Rio

 

            O Prêmio Joana Palhares - instituído há três anos para homenagear mulheres líderes que se destacaram e contribuíram para o turismo e a hotelaria -, vem ganhando cada vez mais força e reconhecendo personalidades. A edição 2010 foi outorgada durante almoço, na semana passada, no Dia Mundial do Turismo (27/09), na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, no Rio de Janeiro. Entre as premiadas estava a coordenadora do curso de História da Universidade Católica de Petrópolis e membro do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), professora Maria das Graças Duvanel Rodrigues.
            Maria das Graças representou o interior do Estado do Rio de Janeiro e além do Comtur, também faz parte do Conselho Regional de Turismo (Serra Verde Imperial) e do Instituto Histórico de Petrópolis. Tem vasta colaboração na área de turismo, especialmente em planejamento turístico com ênfase em turismo cultural e social. Trabalhou na Turisrio por três anos e por 17 anos na Embratur. De 2002 a 2008 foi uma das gerentes do Espetáculo Som e Luz do Museu Imperial e de 2003 a 2009 foi professora e coordenadora do Curso de Turismo da UCP.
Graduou-se em História (1971), em Turismo (1974, sendo o 2º curso a ser aberto no Brasil e o 1º no Estado do Rio) tendo concluído sua formação em Turismo em cursos na França, Espanha, México e Argentina. Fez seu mestrado em Educação pela UCP. Atualmente Graça Rodrigues, como é mais conhecida, exerce a função de coordenadora do Curso de História e do Núcleo de História e Memória Institucional da UCP.
             A premiação resgata o nome de Joana Palhares, jornalista do Jornal de Turismo por mais de 20 anos e uma das mais atuantes redatoras da imprensa de turismo do Brasil. Joana cumpriu relevante papel na divulgação da cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1970 e 1990. O prêmio foi idealizado pelo Prof. Bayard Boiteux, Coordenador de Turismo da UniverCidade e presidente do Portal Consultoria em Turismo, através de uma iniciativa conjunta dos cursos de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, da Fundação Cesgranrio, do Clube de Colunistas de Turismo, da Planet Work  e do Skal Club. O júri foi integrado por seu idealizador, por Maurício Werner da Planet Work, Nylvando Oliveira, do Skal Clube, Dirceu Ezequiel, do Clube de Colunistas de Turismo, Carlos Serpa, Presidente da Fundação Cesgranrio e Marcos Junior Oliveira, Representante da Fundação Latina de Cultura no Brasil e Colunista do Petrópolis em Cena. A organização do evento ficou sob a direção da Profª. Cristiane Esteves, através da Eventur, empresa acadêmica de eventos da UniverCidade, gerenciada por alunos da instituição.
            Além de Maria das Graças, o Prêmio Joana Palhares 2010 agraciou ainda Mônica Paixão (Ipanema Plaza), Andréa Nakane (Anhembi-Morumbi-SP), Anna Cristina Andrade (OTHON), Fátima Gatoeiro (Hotelnews), Malu Santa Rita (Hotel da Cachoeira, Penedo-RJ), Rosana Bety (ABEOC-RJ), Gilda Boruchowitch (Skal-RJ), Neuza Oliveira (ITE-UCAM), Josi Fernandes (Conselho de Turismo da CNC), Isabel Mattos (Bondinho do Pão de Açúcar), Mônica Neves (Delta Airlines) e Cristiane Frankie (United Airlines).

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis, 07 de outubro de 2010




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS