Petrópolis, 18 de Abril de 2024.
Matérias >> Vida Comunitária >> Entidades de Cunho Religioso
   
  Noite Cultural - Instituto Franciscano promove evento gratuito

Data: 09/10/2009

NOITE CULTURAL

Instituto Franciscano promove evento gratuito

 

          Motivados pela festa de São Francisco de Assis, celebrada em outubro, frades do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis organizam noite cultural.

         O evento será realizado na quarta-feira, dia 14 de outubro, a partir das 19h30 na sede do ITF que fica localizado na Rua Coronel Veiga, 550 – Centro. De acordo com Frei Celso Marcio Teixeira, coordenador da noite cultural, a escolha da temática está intimamente relacionada com o Oitavo centenário da Fundação da Ordem Franciscana e tem como meta atingir um público que vá além dos alunos da Faculdade de Teologia e dos cursos livres de extensão.

         A programação da noite cultural tem inicio com uma palestra proferida pelo coordenador do evento sobre Franciscanismo e em seguida com a apresentação do Conjunto Atempo. “O grupo convidado para a apresentação musical é constituído por pesquisadores que centram sua investigação no período da Idade Média, que é o período de São Francisco. A tentativa é de transportar o público, na medida do possível, à cultura da Idade Média para apreciar os valores culturais daquela época”, declarou Frei Celso.

O  conjunto  de música medieval Atempo foi formado  em 1992 e, desde então, tem tido viva atuação no panorama da música antiga no Brasil. Apresenta-se em concertos, participa de festivais e de seminários e publica artigos em edições universitárias e na internet. A formação musical acadêmica e o aprimoramento dos estudos na França por dois anos, de alguns dos integrantes, deram ao Atempo os fundamentos necessários para interpretar o seu repertório com base na teoria e no contraponto medievais. O estudo, a seleção e a adoção de elementos musicais de tradições folclóricas tem sido um meio complementar que inspira o conjunto na interpretação das fontes manuscritas medievais. A monofonia, a oralidade e o improviso fazem parte da linguagem dessas tradições e estão também subjacentes ao conceito de musical da Idade Média. Por isso, para além da observação teórica, os integrantes do Atempo estão atualmente empenhados em atividades que vão da aquisição e afinação de sinos tibetanos, montados em carrilhão, ao convívio e participação em um grupo de música tradicional galega. De acordo com Pedro Novaes, viela de arcos e flauta, essa busca vem se refletindo no enriquecimento do repertório e na definição do perfil do conjunto.

         A formação para a apresentação no ITF será composta por dois instrumentistas e uma cantora. “Usaremos um pequeno órgão medieval, conhecido como portativo, e um instrumento de cordas, a viela de arco. Ambos eram instrumentos muito representados em ilustrações de livros e pinturas medievais”, declarou Pedro.

No programa da noite cultural, o Atempo vai apresentar um programa medieval italiano do século XIV de duas cidades muito prósperas na época: Florença e Verona. “Do ponto de vista cultural essa foi um período muito produtivo, bastando lembrar que os poetas Dante, Boccaccio e Petrarca nasceram, viveram ou transitaram entre Florença e Verona. A música nada deixa a dever a esses grandes literatos, sendo apenas menos conhecida hoje em dia”.

Outro aspecto interessante com relação ao grupo é a adequação dos instrumentos para que os sons sejam os similares aos do período da apresentação. “Um de nós, o Alcimar do Lago, constrói e modifica instrumentos para o grupo. Foi ele que construiu, no prazo de nove meses, o órgão portativo que será tocado no concerto” lembrou Pedro. De acordo com o flautista a primeira motivação para construção dos instrumentos vem do fato de acreditarem que muitos instrumentos medievais terem possíveis semelhanças com certos instrumentos ainda hoje tocados em um grande número de tradições musicais orais ou folclóricas.

         O evento tem a entrada gratuita e uma missão plenamente educacional. Para Frei Celso a Cultura, de modo geral, não tem preço e o ideal seria que todas as instituições de ensino pudessem oferecer gratuitamente eventos culturais a um público cada vez maior. Frei Celso ainda diz que “de outro lado, os que recebem o benefício cultural poderiam, de alguma forma, mostrar uma parceria ou uma participação mais ativa”, já que muitos eventos culturais gratuitos muitas das vezes não atingem o público esperado.

Ainda com relação a programação de novos eventos Frei Celso afirma que estão sendo avaliadas as possibilidade de o ITF promover mais uma noite cultural ainda no ano de 2009. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (24) 2243-9959, do site www.itf.org.br ou ainda do e-mail secretaria@itf.org.br.

 

 

 

SERVIÇO

 

Francisco de Assis: 800 anos de um Movimento

Data: 14/10/2009

Horário: 19h30

Local: Instituto Teológico Branciscano

         Rua Coronel Veiga, 550

         Centro - Petrópolis/ RJ

Mais informações: (24) 2243-9959/ www.itf.org.br

 

Realização: ITF

Apoio: Editora Vozes

Divulgação: Comunicação Livre

 

Atempo

A fascinação pela cultura e pela música da Idade Média deu origem ao grupo Atempo em 1992 em Niterói/ RJ. Alguns de seus integrantes são formados pela UNIRIO – Universidade do Rio de Janeiro – e diplomados em conservatórios de Paris, cidade onde aprofundaram os conhecimentos em música da Idade Média no Centro de Música Medieval (com os integrantes do conjunto Allá Francesca) entre 1996 e 1998. O Atempo vem se apresentando no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Recife e outras cidades do país. Realizaram ainda concertos em Paris, no interior da França em Montevidéu.

 

Letícia Bertelli – canto

Alcimar do Lago – órgão portativo e flautas

Pedro Hasselmann Novaes – viela de arcos e flautas

 

Programa de apresentação:

 

Per non far lieto alcun – Gherardello da Fiorenze

Donna, l’altrui mirar  – Gherardello da Fiorenze

Po’che partir convien mi – Francesco Landini (1325 – 1397)

O crudel donna – Anônimo

Sovra un fiume regale – Anônimo

Ognor mi trovo - Francesco Landini

Isabella – Anônimo

La divina giustizia – Andrea da Firenza (+c. 1415)

O me s’io Gil piango – atribuído a Paolo da Firenze (+ 1419)

Amor mi fa cantar a la FRANCHESCA – Anônimo

 

SERVIÇO

 

ITF - INSTITUTO TEOLÓGICO FRANCISCANO

Rua Coronel Veiga, 550

Centro – Petrópolis/RJ

(24) 2243-9959/ (24) 2231-6409

secretaria@itf.org.br

WWW.itf.org.br

 

FREI SANDRO DA COSTA

Diretor

sdacosta@itf.org.br

 

FREI CELSO MARCIO TEIXEIRA

Palestrante

frcelso@ig.com.br

 

 

 

ATEMPO

Pedro Novaes

atempo@wb.com.br

(21) 2107-6134/ (21) 9843-8095

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – COMUNICAÇÃO LIVRE

Carla Coelho

(24) 2231-9707/ (24) 9955-2730/ (21) 9278-0555

carlacoelho03@comunicacaolivre.com.br




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS