Petrópolis, 23 de Abril de 2024.
Matérias >> Vida Comunitária >> Entidades de Cunho Popular
   
  Guedon apresenta Portal de Dados Municipais

Data: 16/02/2009

O gerente geral do Instituto de Pesquisa Humanista e Solidarista (IPHS), Philippe Guédon, com apoio dos universitários em informática Deivid Chibaia e Robert Lucas Leite, apresentou o novo portal de Dados Municipais, na noite de quinta-feira, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Participaram da apresentação cerca de 20 pessoas e, no final, foram designados os nomes das pessoas que passam a compor o Comitê Gestor do Portal – www.dadosmunicipais.org.br.

 

Guédon fez uma apresentação do histórico do Portal, concebido pelo auto-intitulado G11, acolhido pelo Fórum das Associações de Moradores em seu congresso, realizado no dia 15 de dezembro de 2007. Idealizado e realizado pela empresa Calepino, de Ricardo e Cláudia Porto, a partir de meados de janeiro em fase de transição para a Equipeweb/Compuland, por força da necessidade de saída de Petrópolis da Calepino. Para Guédon, o Portal é um instrumento que possibilita a participação popular, levando informação a toda a sociedade petropolitana sobre as leis, partidos e ações do governo.

 

Durante o encontro, foi afirmado que o Portal Comunitário é uma ferramenta da comunidade, absolutamente livre e isenta, sem “donos”, pertencendo a todos os 306.000 cidadãos petropolitanos. Na concepção de Guédon, hoje não é possível promover a gestão participativa na sua totalidade sem uma ferramenta como o DadosMunicipais. Para formação do Comitê Gestor, foi apresentado o rascunho do Regimento Interno do Comitê, que será objeto de análise mais profunda quando da primeira reunião do mesmo. Decidiu-se compor um primeiro Comitê, com mandato de 1º de março de 2009 até o final de fevereiro de 2010, com 10 assentos, permanecendo aberto para novas adesões – visando uma composição ideal de 20 membros.

 

O primeiro Comitê Gestor, na sua composição inicial de dez membros, ficou assim formado: Adriano Arpad Moreira Gomes (APEA), Aelton Moreira de Souza Hilário (A.M Comunidade Vista Alegre/Araras), Bruno do Nascimento (Lions Clube de Petrópolis / Itaipava), Flávia de Andrade Oliveria Quadrelli (UCP), Hélio Ricardo Gomes (Fórum das Associações de Moradores), Jonny Klemperer (K-TEC Empreendimentos e Participações), Kleber Ney Godinho Vertulli (Rádio Serra Verde), Marli Souza Santos Gonçalves (Comunidade d’Esperança), Philippe Guédon (IPHS) e Robison Thomaz de Souza (Associação de Moradores da R. Manoel Afonso).

 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis – 14 de fevereiro de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS