Petrópolis, 24 de Abril de 2024.
Matérias >> Vida Comunitária >> Entidades de Cunho Popular
   
  ENCERRAMENTO DA CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE 2010

Data: 13/07/2010

DUO ITALIANO DE PIANO E VIOLONCELLO – FRANCESCO CIPOLLETTA E DARIO DESTEFANO

ENCERRAMENTO DA CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE 2010

 

A última apresentação dentro da programação do 10º Festival de Inverno de Petrópolis promovido pela Dell’Arte será realizada no próximo domingo, dia 18 de julho a partir das 17h no Theatro Dom Pedro, para encerramento da Campanha de Solidariedade 2010 com entrada franca mediante a doação de 1 kg de alimento não perecivel ou um cobertor.

 

A apresentação de piano e violoncello tem como meta ser uma grande comemoração devido ao considerável número de doações recolhidas durante todo o Festival. As 17 instuições que vão receber os alimentos não perecíveis e os cobertores foram convidadas para estarem presentes e receberem simbolicamente a contribuição de toda a cidade das mãos da madrinha da Campanha, Srª Linda Albuquerque.

 

As instituiçoes selecionadas são: APAE, Pestalozi, Instituto Yolanda Duarte, Clinica Pinto Duarte, Casa de Benefício Alcides de Castro, Casa de Repouso Lar São João de Deus, Creche Cidade dos Meninos São Paulo Apóstolo, Renovar Saúde da Criança, ASSOJYÔ, Creche São Francisco de Assis, Casa da Cruzada do Menor – Creche Cantinho dos Eucaliptos, Casa da Criança Antônio de Pádua, Creche Santo Antônio, Associação Nova jerusalém, Pastoral da Aids, Associação Oficina de Jesus e APPO – Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos.

 

O Duo é formado por dois grandes músicos italianos, Francesco Cipolletta e Dario Destefano, solistas internacionais e professores de Conservatórios na Itália. O duo já participou de diversos festivais da Europa e Japão e se apresentam pela primeira vez na América do Sul. Os músicos integram o Trio Archè, em tour por cidades do interior do Estado de São Paulo durante o mês de julho de 2010.

 

Francesco Cipolletta é pianista e professor e vive a Torino onde aos sete anos de idade começou a estudar piano sob a orientação da grande mestre Maria Golia. Diplomou-se no Conservatório de Torino obtendo a nota máxima e Menção de Honra. Prosseguiu os seus estudos com Naumov e na Escola de Música de Fiesole, com Maria Tipo. Muito jovem se destacou em concursos nacionais ganhando todos os primeiros prêmios (vinte no total) e sucessivamente os Concursos Internacionais: Busoni em Bolzano, Dino Ciani em milão, Viotti em Vercelli, Rina Sala Gallo em Monza, Pretoria na África do Sul e o Concurso Europeu em Luxembourg. Esses prestigiosos prêmios lhe permitiram iniciar uma intensa carreira internacional que além de toda a Itália o levou a tocar em Bruxelas, Londres, Mônaco, Viena, Paris, Dusseldorf, Copenaghen, Johannersburg, Durban, Tokio, Osaka, Hiroshima, Hong Kong, São Paulo, Buenos Aires, Cleveland e tantas outras. Além de ter tocado no Teatro Allá Scala di Milano, Auditorium da Rai de Torino e Roam, Sala Verdi de Roma, Salle Gaveau em Paris, os Teatros Goldoni e Fenice de Veneza, o Theatre Royal di Bruxelles, o Konzerthaus di Stuttgard e Karlsruhe, Gasteighalle de Monaco, Purcell Room de Londres, Suntory Hall de Tokyo, Izumi Hall de Osaka, Teatro Colon de Buenos Aires, etc. Sempre com grande sucesso de crítica e público. Tocou como solista da Orquestra do Teatro Allá Scala, RAI de Milão, Orquestra Sinfônica Nacional da RAI de Torino, Orquestra Sinfônica da Lorraine France, Orquestre Sinfônica de Johannesburg, Città del Capo, Pretoria, Durban, Blumfontein, Orquestra Sinfônica do Estado da Virginia, Orquestra Sinfonica de Cordoba, e muito mais.  Francesco Cipolleta grava pelo selo Real Sound. É docente de piano Principale junto ao Instituto Musical “O.Vecchi” em Cuneo.

 

Dario Destefano é violoncelista e se formou artisticamente com os professores: Renzo Brancaleon, Antonio janigro e Johannes Goritzki, diplomando-se com a nota máxima e Menção de Honra no Conservatório Giuseppe Verdi de Torino (Itália) e no Hochschule R. Schumann em Dusseldorf ( Alemanha). Em 1986, com 22 anos, já era primeiro violoncelista da Orquestra do Teatro Comunale de Bolonha, onde ganhou o concurso. Sucessivamente foi convidado em Torino, sempre como primeiro violoncelista a participar da Orquestra della RAI e com o Teatro Regio. Após ter participado e brilhado em diversos concursos nacionais e internacionais, em 1990 ganhou o primeiro prêmio absoluto no Concurso de Música de Câmara “Viotti”, em Vercelli. (Itália); o segundo prêmio do Concurso no Japão em 1993 no “Osaka Competition” e em 1995 o segundo prêmio ao Concurso de Música de Câmara, em Trapani. Tocou nas mais importantes Temporadas Musicais Européias e realizou tournées no Japão como solista e, com formação camerística com os prestigiosos solistas da “Berliner Philarmoniker” e de Orquestras Americanas, tocando por exemplo no Fuji Festival e no BUnka Kaikan, em Tókio. Gravou as integrais das Sonatas de Brahms, Kabalevsky e Sostakovic para piano e violoncelo. Integral da Música de Câmara de Chopin, Brahms, Dvoràk, Rubinstein, Sostakovic e Smetana. Tem um contrato fixo com o selo Real Sound.

Gravou ao vivo em primeira execução mundialo Segundo Concerto de Morricone para flauta, violoncelo e orquestra. È professor de violoncelo no Conservatório “Ghedini”, em Cuneo. Toca em um violoncelo Santagiuliana- Vicenza.

 

A Primeira Parte da programação do Duo será composta pela Sonata n° 5 em mi maior de VIVALDI, SCHUMANN com a Fantasiestucke op. 73, e BRAHMS: Sonata n° 1 op. 38 em mi maior.  Na segunda parte será apresentada a Sonata op. 19 de RACHMANINOV.

 

PROGRAMA DUO

 

Primeira Parte

VIVALDI: Sonata n° 5 em mi maior

SCHUMANN: Fantasiestucke op. 73

BRAHMS: Sonata n° 1 op. 38 em mi maior

- allegro ma non troppo

- allegretto quasi menuetto

- allegro

 

Segunda Parte

RACHMANINOV: Sonata op. 19

- Lento

- Allegro moderato

- Andante

- Allegro mosso

 

SERVIÇO

Data: 18 de julho, domingo

Horario : 17h

Local : Theatro D. Pedro

Atração : Duo Cipolletta / Destefano,  Italia

DARIO DESTEFANO, violoncello

FRANCESCO CIPOLLETTA, piano

Entrada : 1 kg de alimento não perecivel

 

10 º Festival de Inverno de Petrópolis
25 de junho a 18 de julho de 2010

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA NACIONAL

Reg Murray

reg@mls.com.br

(24) 2221-0987/ (21) 8892-1549

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA LOCAL

Carla Coelho

carlacoelho03@comunicacaolivre.com.br

(24) 2231-9707/ (24) 9955-2730/ (21) 9278-0555




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS