Petrópolis, 20 de Abril de 2024.
Matérias >> Gestão Participativa e Transparência >> Audiências Públicas
   
  Audiência para discutir a LDO reuniu 150 pessoas

Data: 08/04/2009

Audiência para discutir a LDO reuniu 150 pessoas

 

            A audiência para discussão da proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), realizada no dia 4 de abril, no Espaço 85, foi um exercício de participação popular e contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas. O prefeito Paulo Mustrangi abriu os trabalhos, voltando a afirmar que “é de extrema importância a participação da sociedade. Nosso governo está disposto a ouvir a população, não somente aqui, mas em todos os segmentos. Estamos trabalhando para conseguir um Petrópolis cada vez melhor”, declarou.

 

            Técnicos das secretarias, representantes da sociedade civil e secretários do Governo se desdobraram sobre os diversos itens da proposta de LDO divididos pelos seguintes grupos: Desenvolvimento Institucional, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Desenvolvimento Humano e Infra-estrutura. Antes do início das discussões em grupo, o secretário de Controle Interno, Eli da Luz, apresentou as mudanças na redação da proposta de lei, enviadas durante a semana por representantes da sociedade civil, para que todas as pessoas presentes pudessem acompanhá-las e depois discutir os segmentos em grupo.

 

            A partir da nova redação da LDO, cinco grupos de trabalho se formaram, de acordo com a escolha dos participantes e pelos temas que mais se identificaram, conheciam ou lhe chamaram a atenção. A base dos grupos foi formada durante a Conferência Pública que discutiu o Plano Diretor, realizado no dia 28 de março. As sugestões discutidas pelos grupos serão encaminhadas para a Câmara Municipal, para que novas audiências públicas sejam realizadas e o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias seja submetido à votação em plenário.

 

Participação de secretários na audiência pública

 

            No dia 4 de abril, durante a audiência pública para discussão de propostas da LDO, que será encaminhada até o dia 15 de abril à secretária de Educação, Sandra Teresa La Cava Almeida amado, e o secretário de Esportes, Mauro Grillo, deram um exemplo de participação e de abertura para discutir com a sociedade civil. A secretária se destacou pelo seu empenho em ampliar a discussão sobre o sistema de educação do município.

 

            A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Gabriela Falconi, que também se destacou pela participação e por colocar na LDO diversas propostas para a população da terceira idade, disse que, no dia 3 de abril, a secretária de Educação ficou até tarde discutindo as propostas para o Plano Diretor e para a LDO.

 

            A mesma opinião foi do presidente da Federação das Associações de Moradores (Fampe), Lênin Ribeiro, destacando o empenho da secretária Sandra Teresa e do secretário de Esportes em prestar os esclarecimentos necessários para os integrantes do grupo de Desenvolvimento Humano. Com apoio de técnicos da sua secretaria, Mauro Grillo defendeu as principais propostas da sua área, a maioria integrada com a educação e atendimento à pessoas humana em todas as faixas etárias.

 

            O secretário de Agricultura, Nelson Sabrá, também participou de um dos grupos de discussão e ressaltou a importância da participação da sociedade.

 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis – 7 de abril de 2009.

Autor: Rogério Tosta

 

 

Deixe seu comentário! A sua participação é muito importante! Segue abaixo, o link para a inserção de comentários:

http://www.dadosmunicipais.org.br/index.php?pg=contato




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS