Petrópolis, 17 de Abril de 2024.
Matérias >> IPG - Instituto Philippe Guédon >> Notícias
   
  IPG: Diálogos com os Poderes Públicos Municipais

Data: 20/09/2021

 

Prezado(a)s Munícipes, 


O Instituto Philippe Guédon (IPG) promoverá uma série de reuniões e entrevistas com membros dos Poderes Públicos de Petrópolis, tanto do Executivo, quanto do Legislativo, com o intuito de apresentar as suas propostas para a gestão participativa das pessoas em nossa cidade. Aproveitando a oportunidade será apresentado o PEP20 - Plano Estratégico de Petrópolis: visão de 20 anos, fruto do trabalho colaborativo da sociedade civil.

Desde 2018, o IPG vem realizando eventos para ajudar a construir, junto com os diversos segmentos da sociedade, um diagnóstico de cada um, e um conjunto de recomendações para fortalecer as vocações econômicas de Petrópolis. Mesas redondas sobre vários temas importantes para a economia de Petrópolis foram realizados, sobre Turismo, Moda, Gastronomia, Cervejarias Artesanais, e Tecnologia da Informação e Comunicação.

Ficou evidente, então, o quanto a falta de um planejamento estratégico de longo prazo é um entrave ao desenvolvimento do município e à realização de ações integradas. A partir dessa constatação, o IPG decidiu construir um Planejamento Estratégico para Petrópolis, engajando o maior número possível de colaboradores, para produzir um documento que pudesse nortear o desenvolvimento do município. Seria um plano de longo alcance (20 anos), abrangendo diversos temas, e que serviria de modelo para o que um instituto de planejamento municipal, permanente e independente, poderia fornecer ao município.

Durante os anos de 2019 e 2020, o IPG realizou inúmeras reuniões com os grupos de trabalho (GTs), organizados para produzir os textos sobre cada um dos temas que fazem parte do PEP20: Infraestrutura e Urbanismo, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Cidadania, Administração Pública e Cultura. Em setembro de 2020 o PEP20 foi apresentado à sociedade e aos candidatos às eleições municipais tendo sido muito bem recebido.

A seguir os primeiros eventos já agendados:


. 28/09/2021 - Marcelo Soares - Secretário de Desenvolvimento Econômico da PMP

. 05/10/2021 - Dalmir Caetano - Coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica da PMP

. 18/10/2021 - Luciano Moreira - Diretor-Presidente da Cia. Petropolitana de Trânsito (CPTrans)

. 19/10/2021 - Hingo Hammes (Prefeito-interino) e Fred Procópio (Presidente da CMP)


À medida que novos evento forem programados, divulgaremos nas nossas mídias.


Att. Direção do IPG

image.png




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS