Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> IPGPar: Plano Estratégico de Petrópolis - PEP20 >> GT8 - Cultura
   
  Evento discute os desafios do setor de Turismo para 2020

Data: 21/02/2020

 

Evento discute os desafios do setor de Turismo para 2020

Tribuna de Petrópolis


O Petrópolis Convention & Visitors Bureau promoveu, na última terça-feira, um grande evento para discutir os desafios no setor de Turismo em 2020. O evento foi realizado no Hotel Caminho Real, em Araras, e contou com a participação do presidente da Federação de Convention & Visitors Bureax, Marco Navega, do gerente executivo do Rio C&VB, Phillipe Campelo, e da superintendente de micro e pequenas empresas da AgeRio, Denise Collyer. Eles falaram sobre o panorama atual do turismo, com grandes mudanças nos modelos de negócios, e sobre crédito para o setor.

Mais de 100 pessoas prestigiaram o encontro, o que, para o presidente do PC&VB, o empresário Samir El Ghaoui, mostra a vontade dos empresários de se adaptar às constantes mudanças.

“São muitos os desafios, mas precisamos ter clareza de onde estamos e onde queremos chegar. Petrópolis é uma cidade com enorme potencial turístico. O patrimônio histórico-cultural é incomparável, assim como as belezas naturais. Quem chega fica encantado com a arquitetura dos casarões, com a beleza das trilhas, com as cachoeiras. Temos restaurantes e bares fantásticos e polos de moda fortes, que atraem petropolitanos e também turistas. O que precisamos é focar no que precisamos melhorar e o que mais podemos ter para atrair o turista”, disse, citando a importância de tirar do papel o sonhado centro de convenções com capacidade maior, para 3 a 4 mil pessoas.

“O turismo de negócios é diferente do turismo de lazer e nos permite ter movimento também nos dias de semana. Ter o turista na cidade é bom para todo mundo. Ele precisa de um hotel ou pousada para ficar, de um restaurante para o almoço ou o jantar e sem dúvida vai acabar aproveitando o comércio. Muitas vezes ele também aproveita para trazer a família. É dinheiro circulando na cidade, ajudando a gerar emprego e renda para o próprio morador de Petrópolis”, detalhou.

Samir também falou sobre a necessidade de melhorias na infraestrutura tanto no acesso à cidade quanto no próprio município. Sobre o tema, o secretário municipal de Desenvolvimento, Marcelo Fiorini, garantiu que Petrópolis está trabalhando para alcançar as soluções. “Fomos à Brasília e estamos trabalhando para garantir que o edital de concessão da BR-040, que também vai incluir a BR-495 (PetrópolisTeresópolis), seja elaborado já atendendo nossas demandas. Há possibilidade inclusive de utilização de um sistema de cobrança mais moderno, por quilometragem (flip-flow).

“Estamos fazendo um grande movimento não para tirar a Concer, mas para melhorar a concessão”, afirmou. Ele também citou as obras já licitadas na Estrada União e Indústria. “Já sabemos qual foi a empresa vencedora e, agora, dependemos apenas de orçamento”. Presidente da Federação de Convention & Visitors Bureax, Marco Navega lembrou a necessidade de ações em cooperação, por associativismo.

“Ninguém faz nada sozinho. Ninguém faz turismo sozinho. Hoje são mais de 2.500 CVB’s pelo mundo, 135 deles só no Brasil, sendo 20 no Rio. Cada vez mais, essa união de empresários tem dado resultados”, citou. Gerente executivo do Rio C&VB, Phillipe Campelo desafiou o grupo, lembrando a importância de traçar metas e trabalhar para alcançá-las, tendo sempre como foco o aumento do fluxo de turistas e a geração de emprego e renda. Ele lembrou as mudanças no mercado de Turismo e frisou a necessidade de adaptação aos novos tempos.

“Não adianta fazer a mesma coisa há 30 anos, e querer resultado diferente. É preciso mudar, se reinventar, especialmente nos dias de hoje” disse.

Superintendente de micro e pequenas empresas da AgeRio, Denise Collyer apresentou aos empresários as linhas de financiamento disponíveis na agência. Há desde opções de crédito simplificado, com empréstimo de até R$ 300 mil, a linhas de financiamento de até R$ 300 milhões para investimentos. É possível obter informações no site da agerio, o www.agerio.com.br ou pelo telefone (21) 2333-1212.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS