Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> IPGPar: Plano Estratégico de Petrópolis - PEP20 >> GT6 - Cidadania
   
  Petrópolis vai elaborar Plano Municipal de Segurança

Data: 19/11/2019

 

Petrópolis vai elaborar Plano Municipal de Segurança


O município está elaborando o Plano Municipal de Segurança Pública, que visa estabelecer ações a serem implementadas e metas para serem alcançadas pelos diversos órgãos que atuam nesta área. A proposta foi apresentada pela primeira vez no Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep) na última semana e será debatido pelos integrantes do colegiado no próximo encontro. Dessa forma, Petrópolis busca formas para ser manter como a cidade mais segura do Estado e melhorar ainda mais nessa área. O documento traça o planejamento para a segurança pública na próxima década e o cumprimento dele deverá ser acompanhado pelas secretarias e órgãos diretamente envolvidos e pelo Conselho Municipal de Segurança Pública. A proposta, apresentada pela Guarda Civil, traz 13 compromissos, que mostram os desafios a serem enfrentados pelas forças segurança e o que deve ser feito dentro de cada tema, com três eixos principais de atuação: policiamento integrado; trabalho comunitário, envolvendo a comunidade na questão da segurança pública; e capacitação.

O Plano Municipal de Segurança Pública coloca como compromissos: fortalecer a interação entre os órgãos envolvidos com segurança pública do município de Petrópolis; aumentar e intensificar o trabalho comunitário; aumentar a quantidade de capacitações dos agentes de segurança e das lideranças comunitárias; criação de um procedimento operacional padronizado; atendimento estratégico dos bairros do município; adequação da Guarda Civil Municipal de Petrópolis; utilizar da tecnologia de modo que facilite a vida da população referente a assuntos de segurança pública; realizar reuniões periódicas dos gestores de segurança pública; combater a violência nas escolas através do trabalho preventivo; combater o tráfico de drogas em Petrópolis; combater a violência contra mulher; combater crimes ambientais; promover projetos sociais no âmbito do município.

“Muitos desses compromissos representam ações já realizadas hoje em dia pela Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Bombeiros, Defesa Civil.

Colocar todos esses desafios e estabelecer as metas em um documento significa reforçar mais uma vez o papel do município no contexto da segurança pública e mostrar para toda população”, diz o comandante da Guarda e presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Jeferson Calomeni.

Na reunião ordinária do Comsep em dezembro, os membros vão deliberar sobre a proposta e, após a aprovação do texto, será encaminhado para o prefeito Bernardo Rossi, que poderá estabelecer o Plano Municipal de Segurança Pública por decreto.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS