Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> IPGPar: Plano Estratégico de Petrópolis - PEP20 >> GT6 - Cidadania
   
  Câmera que faz reconhecimento facial já está operando no centro de vigilância

Data: 03/10/2019

 

Câmera que faz reconhecimento facial já está operando no centro de vigilância


Considerada a cidade mais segura do Estado, com base em dados da Secretaria estadual de Segurança, Petrópolis vai contar com mais uma ferramenta para o trabalho da Guarda Civil, da PM e das delegacias de Polícia Civil. A Secretaria Municipal de Segurança e a Guarda Civil colocaram em operação câmeras de vigilância capazes de fazer o reconhecimento facial. O recurso vai permitir a identificação de foragidos da Justiça, suspeitos de crimes e a localização de pessoas desaparecidas. O primeiro aparelho em operação foi colocado na Rua Teresa, mas já está sendo planejada pela Prefeitura a instalação dessa tecnologia em mais 15 locais do município.

“Petrópolis já tem o título de cidade mais segura do Rio de Janeiro, mas nem por isso devemos nos acomodar. Ao contrário, temos que fortalecer ainda mais a segurança da nossa cidade. Aqui no nosso Ciop nós temos tudo, todos os sistemas de ponta: monitoramento de placas de carros roubados, câmeras que são colocadas nos uniformes dos agentes, diversos filtros para facilitar investigação. Hoje, temos todo o aparato de ponta para a segurança de Petrópolis”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

De acordo com a empresa Emive, responsável pela instalação, o sistema de reconhecimento facial implantado em Petrópolis tem uma precisão de 96%, o que facilita investigações de crimes por parte da Polícia Civil. Ela grava imagens em alta definição e possui amplitude de cinco a seis metros, fator que amplia a precisão do equipamento.

O sistema será integrado ao banco de dados estadual da Polícia Civil. Quando um foragido, suspeito ou desaparecido passar pelo raio de cobertura da câmera, o sistema emitirá um alerta para os agentes na sala de monitoramento, que poderão acionar imediatamente um agente na rua para fazer a abordagem. O delegado titular do 7º Departamento de Polícia Administrativa (DPA), Fábio da Costa Ferreira, disse que vai agilizar os trâmites para que o convênio entre a Prefeitura de Petrópolis a Polícia Civil seja celebrado o mais rápido possível.

“Uma central de monitoramento como essa contribui muito para segurança em todo estado com o conhecimento prévio da Polícia Militar e também para as investigações da Polícia Civil. O software utilizado na central de monitoramento permite a busca de informações fundamentais para a produção de provas e o indiciamento de autores de crimes de roubo, estelionato, homicídio. É muito importante a prefeitura tomar esse protagonismo de montar um sistema que congrega parceiros como a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Guarda Civil, em prol do bem comum que é a segurança pública”, afirmou.

O sistema de monitoramento já possui outros mecanismos que facilitam a busca por pistas, como filtro de buscas de imagens de acordo com cores, direção, velocidade, ociosidade ou tamanho objeto. Inaugurado em junho de 2018, o Ciop conta com 56 câmeras em 46 locais, sendo que em entradas da cidade (Bingen, Quitandinha, Alto da Serra, Bonsucesso e Posse), além das câmeras de monitoramento de 360º, também foram colocados equipamentos para identificar veículos roubados.

Desde o início da operação (um mês antes da inauguração) até o último mês de agosto, foram registradas 500 imagens, sendo 287 de crimes ou suspeitas; 83 ocorrências de trânsito; e 130 de outros tipos de registros.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS