Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> IPGPar: Plano Estratégico de Petrópolis - PEP20 >> GT1 - Urbanismo e Infraestrutura
   
  Associação faz mapa do ciclismo em Petrópolis

Data: 15/12/2019

 

Associação faz mapa do ciclismo em Petrópolis

JANAINA DO CARMO - Redação Tribuna de Petrópolis


Com o objetivo de conhecer o perfil de quem anda de bicicleta na cidade, a Associação dos Ciclistas de Petrópolis (Acipe) lançou o Mapa do Ciclismo e está promovendo um censo de quem pratica o esporte no município. Mais de 200 pessoas já responderam o questionário, que está no site da instituição e, em janeiro, o levantamento será feito também nos principais pontos de circulação dos ciclistas.

“Com a pesquisa, esperamos traçar o perfil de quem anda de bicicleta na cidade, seja como esporte e lazer ou até mesmo como meio de transporte. Pelo que observamos, mais da metade dos ciclistas de Petrópolis usam a bicicleta para ir trabalhar e estudar e é esse o público que queremos alcançar”, comentou o diretor de marketing da Associação dos Ciclistas de Petrópolis (Acipe), Vinícius Ferreira.

Segundo Vinícius, o ciclista Carlos Alberto Guimarães da Silva, de 57 anos, que morreu atropelado em outubro depois de tentar desviar de um carro estacionado irregularmente na ciclofaixa da Avenida Barão do Rio Branco, em frente ao prédio do Fórum, utilizava a bike como meio de transporte.

“O censo vai mostrar quantas pessoas praticam o esporte regularmente, quantas usam a bicicleta como lazer e quantos usam como meio de transporte para assim podermos ajudar na construção de políticas públicas para cada um desses públicos”, disse o diretor de marketing.

No formulário disponível na internet estão incluídas questões sobre o perfil socioeconômico do ciclista, assim como o entendimento sobre os desafios de trafegar na cidade, e ainda sobre a frequência que utiliza a bicicleta, o tempo de deslocamento, a relação com os demais modais no trânsito. A pesquisa também incluiu questões sobre a ciclofaixa na Barão do Rio Branco.

“Em janeiro vamos levar o censo para as ruas. A intenção é colocar duas equipes em cada ponto e abordar os ciclistas”, explicou Vinícius, ressaltando que não há um prazo para conclusão da pesquisa. As equipes da Acipe vão estar em oito pontos: Barão do Rio Branco, Praça de Corrêas, Nogueira, Coronel Veiga, Bingen, Pedro do Rio, Parque de Itaipava e no centro de Secretário.

Para preencher o formulário da pesquisa, basta acessar o link disponível no site da associação: www.acipe.net ou ainda nos perfis das redes sociais da Acipe.

“O questionário não leva muito tempo para ser preenchido. É importante que todo mundo participe. Se a pessoa tem um parente, um amigo, um vizinho que anda de bicicleta, fala da pesquisa, ajuda a preencher se for o caso. Isso vai contribuir bastante com a segurança dessa pessoa”, pediu a presidente da Acipe, Isabella Guedes.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS