Petrópolis, 25 de Abril de 2024.
Matérias >> IPGPar: Plano Estratégico de Petrópolis - PEP20 >> Informações Gerais
   
  PEP20: Pré-candidatos irão receber documento do IPGPar sobre planejamento estratégico

Data: 22/09/2020

 

Pré-candidatos irão receber documento do IPGPar sobre planejamento estratégico

Por: Janaína do Carmo / Tribuna de Petrópolis


Depois de meses de reuniões e estudos, o Instituto Pró-Gestão Participativa (IPGPar) concluiu o PEP20 – Planejamento Estratégico para Petrópolis , documento com mais de 150 páginas que engloba propostas de vários setores para o planejamento da cidade para os próximos 20 anos. O PEP20 será enviado para os pré-candidatos à prefeito já na próxima semana e também será apresentado em encontros com entidades da sociedade civil.

“Nossa intenção é que o PEP sirva de inspiração para os pré-candidatos e que seja usado como base nas suas propostas de governo. O documento foi elaborado pela sociedade civil, onde mostramos que é possível fazer um planejamento estratégico a longo prazo para a cidade. Muitos dos problemas enfrentados por Petrópolis foram causados pela falta de planejamento”, disse o presidente do IPGpar, Cleveland Jones.

O PEP20 é divido em categorias: Urbanismo e Infraestrutura, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Cidadania, Administração Pública e Cultura. O documento também inclui propostas a médio prazo, para todos esses seguimentos. O PEP reforça ainda a ideia da criação de instituto dedicado ao planejamento da cidade.

“Há dois governos quase se criou esse instituto, que seria chamado de Instituto Koeler, mas a ideia não foi pra frente. Acreditamos que com a criação desse órgão, constituído por técnicos e de forma permanente, seja possível fazer esse planejamento de forma estratégica e levando em conta os anseios da sociedade”, comentou Cleveland.

Com vocação econômica para o turismo, o PEP20 recebeu propostas para o desenvolvimento dessa atividade, assim como desenvolvimento econômico para a geração de emprego e mais objetividade no taxamento do IPTU. As propostas buscam minimizar perdas, investindo em pontos para a recuperação econômica para o município.

O documento também conta com propostas para adoção de ações preventivas de redução de risco de desastres, com foco em habitação, urbanização, mobilidade urbana e saneamento básico; o incentivo à preservação das áreas e reservas de proteção ambiental e o aproveitamento destes espaços para o ecoturismo; o tratamento adequado de resíduos sólidos e gestão de recursos hídricos.

“Que o PEP seja visto como algo positivo. A elaboração desse documento mostra que é possível planejar a cidade”, ressaltou Cleveland. O PEP-20 também estará disponível na página dos Dados Municipais na internet e nas redes sociais do IPGPar.



Arquivos:

 PCVB Apres. Cand. 2020.pdf


 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS