Petrópolis, 18 de Abril de 2024.
Matérias >> IPGPar: Plano Estratégico de Petrópolis - PEP20 >> Informações Gerais
   
  Petrópolis do futuro - Ramon Mello

Data: 07/02/2019

 

Petrópolis do futuro

Ramon Mello - Advogado

Tribuna de Petrópolis, 07/02/2019

 

Participei, na última semana, do lançamento do projeto “Uma visão Estratégica para Petrópolis”. O evento foi promovido pela Frente Pró-Petrópolis, com coordenação do Instituto Philippe Guédon Pró Gestão Participativa – IPGPpar. Fiquei honrado pelo convite, pois o objetivo é construir um trabalho a ser apresentado aos candidatos a prefeito nas eleições 2020.

O documento será um norteador do planejamento de Petrópolis nas próximas décadas, pensando a cidade a partir da participação dos diversos atores da sociedade, numa contribuição participativa para a construção de saídas para os problemas numa perspectiva de futuro. Isso diz respeito ao desenvolvimento econômico e também ao desenvolvimento urbano, compartilhado com o princípio de sustentabilidade associando questões que contemplem transformações relacionadas com a inovação e redução das desigualdades, priorizando a qualidade de vida e o bem-estar da população.

Tenho defendido que 2019 seja um ano de discussões como essas levantadas pelo IPGpar. Não podemos nos ater as questões eleitorais em ano ímpar, sob pena de elegermos candidatos sem projetos nos anos pares, assim como ocorrido nos últimos pleitos.

Por isso, homenageio a iniciativa do IPGpar, por também compreender que precisamos ter uma visão compartilhada de futuro e reconhecer a continuidade de programas e projetos. O planejamento a curto prazo e a descontinuidade das ações penalizam a sociedade de modo geral, pois impossibilitam resultados positivos e oneram o sistema com contínuos reinvestimentos em soluções que respondem de forma paliativa. Parafraseando Mário Covas, não podemos adiar nosso encontro com a agenda do futuro. Petrópolis já está em marcha.facebook/ ramonmello70.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS