Licitação de empresa da coleta de lixo é adiada
Diário de Petrópolis
A licitação para a contratação de empresa responsável pela coleta de lixo em Petrópolis, que seria realizada ontem (3), foi adiada a pedido do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que pediu mais tempo para poder analisar o edital. Em nota enviada ao Diário, no entanto, a Prefeitura assegurou a manutenção do serviço, afastando a possibilidade de “caos” e “irregularidades” na coleta.
A concorrência prevê valor global (o máximo que pode ser contratado, se todos os serviços que estão no processo licitatório forem realmente utilizados) de R$ 45 milhões, com duração de 12 meses. O modelo de licitação irá escolher a empresa que oferecer o menor preço.
Entre as responsabilidades da nova empresa, está o serviço de coleta manual e conteinerizada de resíduos sólidos urbanos, operação de estação de transbordo e transporte ao aterro sanitário; a coleta de resíduos volumosos; a remediação, monitoramento e encerramento do aterro sanitário de Pedro do Rio e a destinação dos resíduos em aterro. Além disso, o contrato prevê também que a empresa possa realizar o serviço de capina e roçagem de vias urbanas.
Hoje, o serviço é feito por meio de um contrato emergencial com as empresas Força Ambiental (que faz a coleta) e PDCA (que faz o transporte para o aterro sanitário de Pedro do Rio). Isso aconteceu em no início de janeiro, após a antiga empresa, a Locar, ter rompido o contrato, alegando dívidas da ordem de R$ 11,9 milhões.
A Força Ambiental passou a fazer outros serviços que eram realizados pela Comdep, como o recolhimento de entulho, capina e roçada.
A Prefeitura alega que, com a nova empresa, a média diária de coleta de lixo aumentou 47,3% em relação ao ano passado, levando 68,5 mil toneladas de lixo domiciliar recolhido e transporte para o aterro sanitário de Pedro do Rio. De acordo com dados do governo municipal, foram recolhidas 54,2 mil toneladas de entulho e 26 mil toneladas de lixo verde pela empresa.