Segundo Turno Propostas de Bernardo Rosse e Rubens Bomtempo para turismo, cultura e rede hoteleira
Data: 17/10/2016
Segundo Turno
Propostas de Bernardo Rosse e Rubens Bomtempo para
turismo, cultura e rede hoteleira
Candidatos que disputam o 2º turno à prefeitura, Bernardo Rossi e Rubens Bomtempo apresentam as ideias para as áreas
Rômulo Barroso - romulobarroso@diariodepetropolis.com.br
O segundo turno acontece em duas semanas. No dia 30 de outubro, Bernardo Rossi (PMDB) e Rubens Bomtempo (PSB) repetem o mesmo confronto de quatro anos nesta mesma fase da eleição.
Durante todo o primeiro turno e agora, no segundo, o Diário questionou os candidatos sobre as propostas para diversas áreas: economia, educação, saúde, área social, obras e serviços públicos. Essa semana, os candidatos foram questionados sobre três áreas relacionadas: turismo, cultura e rede hoteleira. Veja quais são as ideias deles.
Turismo
Bernardo Rossi diz que a cidade “tem vocação natural para o turismo”, mas que precisa de infraestrutura para atrair visitante e garantir a permanência dele por aqui.
– Petrópolis é o quinto destino mais procurado do estado e tem vocação natural para o turismo, mas hoje o empresário caminha sozinho, sem a ajuda do poder público que precisa oferecer a infraestrutura para aumentar número de visitantes e sua permanência na cidade. Temos um leque de opções para os visitantes com turismo cultural, de compras, gastronômico, religioso e eco rural – afirma.
Ele promete que fará divulgação de Petrópolis em todo país, de forma maciça; criará uma programação que atraia o turista a ficar mais dias na cidade; vai reestruturar o “Roteiro Noturno”; construir uma arena multiuso e realizar eventos nela; além de fortalecer os pólos de moda da Rua Teresa, Bingen e Feirinha de Itaipava como atrativos turísticos.
Rubens Rubens Bomtempo ressalta que Petrópolis teve avanços na área, e usa como argumento a Bauernfest e o Índice de Competitividade do Turismo Nacional.
– Nos últimos anos, trabalhamos muito para ampliar e requalificar o calendário de eventos, além de intensificar a divulgação da cidade. Os avanços no turismo são claros: só para se ter uma ideia, a Bauernfest recebeu, neste ano, 320 mil pessoas, movimentando mais de R$ 40 milhões na economia local. Capacitamos os profissionais e consolidamos o ecoturismo, fazendo a cidade ser premiada pelo avanço no Índice de Competitividade do Turismo Nacional: hoje, somos o 16º destino mais competitivo do Brasil – coloca.
Entre as propostas dele estão focar os investimentos do setor nos distritos, principalmente Itaipava. Ele também quer aprimorar o calendário de evento, aproveitando o Centro de Convenções construído no Hotel Clarion. A campanha #SomosTodosPetrópolis será fortalecida, promete o candidato. Os planos ainda incluem concluir o aterramento dos fios na Rua do Imperador.
Cultura
O candidato da oposição comenta a cidade precisa ter investimento no sentido de oferecer acesso a cultura pelo morador de Petrópolis.
– Petrópolis é rica em belezas naturais, história e cultura. Mas ainda precisa investir mais na cultura para o próprio morador e tornar o segmento mais um atrativo para os nossos visitantes. A cidade respira cultura e deve valorizar tantas manifestações artísticas que têm na música, dança, artes plásticas, cênicas, literatura, entre outras, com incentivo e apoio para que os artistas se expressem – comenta.
Entre as propostas estão revisar o Plano Municipal de Cultura, incluindo programas de incentivo de investimentos. Também quer reformar o Centro de Cultura e o Theatro Dom Pedro. Por fim, também fala em apoiar o “Canta Petrópolis” e outras iniciativas culturais da cidade.
O peessebista destacou ações realizadas nos últimos quatro anos, que, segundo ele, valorizaram os artistas locais e o acesso da população a cultura.
– Trabalhamos muito nos últimos anos para dar uma nova cara à cultura em Petrópolis. Revitalizamos o Centro de Cultura Raul de Leoni, valorizamos as manifestações artísticas e democratizamos o acesso da população à cultura. Hoje, priorizamos os artistas da cidade e trabalhamos para fortalecer cada vez mais o Sistema Municipal de Cultura, composto por Conselho, Fundo e Plano Municipal de Cultura – ressalta.
Ele diz que continuará investindo nesse sentido, por exemplo, digitalizando o acervo Histórico Municipal. Ele também fala em fomentar iniciativas da cultura popular, ampliar o “Passaporte Cultural” e estender o programa “Ciranda das Artes”. Ainda coloca intenção de continuar recuperando praças e quadras da cidade.
Rede hoteleira
Para o peemedebista, Petrópolis pode ampliar o número de leitos e manter a lotação alta de costume.
– Temos mais de 5,6 mil leitos distribuídos em 109 meios de hospedagem, a maior parte pousadas, mas também hotéis, três resorts, quatro spas e cinco hostels. E a ocupação de todos estes espaços chega a 100% na alta temporada. Mas, Petrópolis tem capacidade para atrair mais visitantes e ao longo do ano inteiro e não apenas no inverno – coloca.
Segundo ele, primeiro é preciso consolidar um calendário de evento que possa atrair visitante o ano todo. A partir disso, pretende firmar parceria com o Senac para oferecer capacitação de profissionais do ramo.
Para o candidato a reeleição, “fortalecer a cultura e o turismo é fortalecer também a rede hoteleira”.
– Trabalhamos para enriquecer o calendário de eventos e melhorar a infraestrutura da cidade, estimulando, assim, o crescimento da rede hoteleira e investimentos significativos nos meios de hospedagem. Um exemplo de ação neste sentido foi a obra de revitalização do Centro Histórico, que estimulou a abertura de novos hotéis, o Grande Hotel, por exemplo) e alavancou o crescimento da rede: hoje, Petrópolis dispõe de 6.426 leitos, número mais de 40% maior do que o registrado na época – comenta.
Bomtempo diz que vai estimular a construção de novos hotéis via parcerias público-privadas. Ele fala em investir em diferentes frentes turísticas, o que vai atrair diversos públicos para Petrópolis. Melhorias nos acessos aos hotéis, com na ponte em Bonsucesso, também estão entre os planos.
Assunto
|
Bernardo Rossi (PMDB)
|
Rubens Bomtempo (PSB)
|
Turismo
|
“Em nosso governo, o setor vai receber a atenção que merece. Com uma arena multiuso, divulgação em todo o país e apoio para todos os segmentos turísticos é possível ampliar e consolidar o Turismo. Vamos divulgar Petrópolis, maciçamente, nos portos, aeroportos, feiras e encontros de divulgação turística, além de incluí-la em roteiros culturais e turísticos do Rio de Janeiro. Mas também é preciso estimular a permanência do turista com atrativos e programação. Vamos promover e reestruturar o "Roteiro Noturno” e construir uma Arena Multiuso, resgatando a realização de todo tipo de evento. Também vamos resgatar e fortalecer, junto com os empresários, os polos de moda da Rua Teresa, Bingen e Feirinha de Itaipava, importantes atrativos para o turismo”
|
“Agora, vamos focar os investimentos nos distritos, principalmente em Itaipava, que cresceu muito na última década e, por isso, precisa de investimentos para que o turismo cresça com qualidade. Vamos aprimorar o calendário de eventos na região, aproveitando, inclusive, a estrutura do novo Centro de Convenções construído no Hotel Clarion com incentivos do município. Vamos apoiar a criação de novos produtos turísticos-culturais. Entre as nossas propostas também está seguir no trabalho de sensibilização sobre a importância do turismo da cidade, com o fortalecimento da campanha #SomosTodosPetrópolis. O cuidado com a conservação da cidade também é outra prioridade, com a conclusão da última etapa das obras de revitalização da Rua do Imperador, com o enterramento dos fios e a retirada dos postes do lado ímpar Rua do Imperador”
|
Cultura
|
“Vamos revisar a lei do Plano Municipal de Cultura, promovendo programas de incentivo para investir em novas ações e atualizar nossos equipamentos culturais, como Centro de Cultura e Teatro Municipal, além da criação de mais espaços como estúdios, auditórios, salas de música, teatro, dança e artes plásticas para incentivar os talentos locais. No Centro de Cultura, por exemplo, além da reestruturação, vamos criar o estúdio de música com equipamentos para a produção de material do artista local. Também vamos garantir apoio a projetos musicais já existentes no cenário local, como o Programa “Canta Petrópolis”, assim como outras iniciativas, festivais de dança, de bandas marciais, música, artes plásticas e cênicas”
|
“Agora, vamos fortalecer ainda mais o calendário de eventos culturais, apoiando a criação de novos produtos turístico-culturais, ampliando o uso de espaços urbanos para eventos culturais. Entre as nossas propostas está digitalizar o Acervo Histórico Municipal, iniciativa de extrema importância para preservar a memória dos registros históricos. O fomento das iniciativas de cultura popular é outra ideia que temos para os próximos anos. O nosso plano de governo também inclui o apoio à criação de novos produtos turísticos-culturais, a ampliação do Passaporte Cultural, e a extensão do programa Ciranda das Artes para os distritos. Também vamos continuar recuperando praças e quadras, incentivando as manifestações culturais nas comunidades; e fomentando iniciativas de culturas populares e tradicionais da cidade”
|
Rede hoteleira
|
“Com um calendário de eventos consolidado, recebendo visitantes o ano todo, podemos ampliar esta oferta incentivando a abertura de mais espaços, e que eles sejam acessíveis a todas as faixas de renda. E podemos, ainda, com programas e projetos unindo empresariado e poder público, fazer com que nosso visitante passe mais tempo na cidade e que ele estenda sua temporada para aproveitar todas as atrações e de todos os tipos. E para garantir que o serviço seja de qualidade, para todos os públicos, vamos criar a Escola Técnica de Hotelaria e Gastronomia em parceria com o Senac, oferecendo capacitação no ramo para ampliar o número de profissionais do setor”
|
“Com a Lei de Incentivos Fiscais e as parcerias público-privadas, vamos estimular a construção de novos hotéis, ampliando a capacidade receptiva da cidade. Para o próximo governo, continuar investindo na segmentação turística também será outra meta, com a rota cervejeira, o ecoturismo, o turismo de negócios, o turismo religioso, diversificando o fluxo turístico em várias épocas do ano e melhorando a distribuição da ocupação da rede. Também vamos investir na divulgação de novos produtos e atrativos turísticos. O investimento em infraestrutura, melhorando o acesso aos hotéis, também está no plano de governo, principalmente em Itaipava, com a urbanização das ruas que ficam atrás do Parque Municipal – criando uma rota alternativa à Estrada União e Indústria – e a duplicação da ponte de Bonsucesso, desafogando o tráfego na região”
|
Os textos com as propostas foram enviados pelas assessorias dos candidatos
|