Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Os Brados de Petrópolis
   
  O BRADO DE PETRÓPOLIS - ANO III Nº 26 : Pró-Gestão Participativa

Data: 15/02/2016

 

FRENTE PRÓ-PETRÓPOLIS: FPP

E-mail: dadosmunicipais@gmail.com

Portal: www.dadosmunicipais.org.br

Sitio: www.ipgpar.org.br

Grupo no Facebook: www.facebook.com/groups/frentepropetropolis

Página no Facebook: www.facebook.com/pages/Frente-PRÓ-Petrópolis/622392747795027?pnref=lhc Canal no YouTube: www.youtube.com/channel/UCla8_OEuNRGN-wsK24klhpQ

Secretariado a cargo do Instituto Philippe Guédon de Gestão Participativa: IPGPar

Endereço: Rua Casemiro de Abreu, 272 – CEP 25.615-000 (Centro) – Petrópolis / RJ

C.N.P.J.: 19.658.341/0001-87

 

 

O BRADO DE PETRÓPOLIS Pró-Gestão Participativa: ANO III - Nº 26

Boletim mensal dedicado à prática da Gestão Participativa - 15 de Fevereiro de 2016

 

1º BRADO: PARA ONDE VAMOS?

 

Em qualquer atividade humana, o planejamento precede a ação. Alguém vai sair de férias, define primeiro se quer veranear na Serra ou na praia, para colocar na mala os apetrechos adequados. E, ao sair de casa, virará para a direita ou para a esquerda, de acordo com o destino previamente fixado.

Por que será que nossas Administrações Públicas optam pelo caos? De onde virá este gosto pelo improviso de direito divino, que provoca miséria e ruína, mas do qual nenhum Governante abre mão?

Em outras palavras: o Brasil tem um Plano Estratégico abrangente? E o Estado do Rio? E Petrópolis? Aqui, temos o Plano Diretor incompleto, o Plano plurianual e o Plano de Governo. E as ações do Governo, leves e soltas, que não aceitam peias, nem as de sua própria lavra.

 

2º BRADO: VOTO AVULSO

 

Pois é: pouquíssimas democracias no mundo aceitam o monopólio eleitoral partidário que o Brasil concede às suas 36 siglas, pessoas jurídicas de direito privado. Ferindo a Constituição, os representantes do povo viraram representantes dos partidos, com os resultados que conhecemos. Se quiser ajudar a derrubar mais este cartel, assine o abaixo-assinado de apoio à PEC do Senador Paulo Paim, apoiada por três dezenas de Senadores:

https://www.change.org/p/congresso-nacional-apoio-a-pec-do-sen-paulo-paim-que-faculta-as-candidaturas-avulsas-competindo-com-as-candidaturas-de-filiados-a-partidos?recruiter=453142962&utm_source=share_petition&utm_medium=email&utm_campaign=share_email_responsive

3º BRADO: ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2016

 

 

Certamente, no SEU Município, partidos terão promovido reuniões chamando o povo para participar da escolha de candidatos. Pois é o seu papel, e caso não o cumprissem (negando o art. 1º. Parágrafo Único, da Constituição Federal), certamente as Cortes Superiores já teriam adotado providências saneadoras.

Do mesmo modo, a correta aplicação do quadro legal em vigor, propostas para reduzir o custo dos Poderes, o tamanho das máquinas, a viabilidade dos RPPS, devem estar sendo objeto de esclarecimentos e debates.

Para trás teremos deixado os santinhos absurdos com a cara do candidato e slogans do tipo “Honestidade e Competência”.

Será?

 

4º BRADO: ANDA E PARA

 

De vez em quando, o nosso Município é mobilizado em torno de tarefa premente e relevante. Assim foi com o Plano de Mobilidade Urbana, que devia ficar pronto até tal data, depois ganhou um prazo mais e finalmente foi engavetado. Ninguém mais fala de Mobilidade Urbana, que saiu de moda.

Parece o Saneamento Básico: fica largado por décadas a fio e, de repente, chamam o Exército para o Dia do combate ao Aedes Aegypti.

Assim, de longe, o povo acha que as coisas não funcionam aos arranques, na base do dinheiro derramado em anúncios. Esgoto a céu aberto e engarrafamentos não se resolvem com panfletos, mas com trabalho de formiguinha bem planejado. E nem tão caro, que é para não justificar comissão.

 

5º BRADO: VENHA SER VEREADOR

 

Aqui no nosso partido, que é inovador, correto e aberto às novas idéias. Venha ser vereador, ou prefeito, ou qualquer mandato mais, em nome e por conta de nosso partido. Representante do povo? Fala sério! Representante do “Pê” isso ou “Pê” aquilo, isto sim... Pobre Brasil!

 

Para mais detalhes, acessem os “Brados” em nosso portal Dados Municipais:

 

www.dadosmunicipais.org.br/index.php?pg=listasubsecoes&secao=41

 

 

 

 

 

Post scriptum

# Sugestões e críticas são bem-vindas!

# Se deseja publicar ou indicar destinatários para o “BRADO”, agradecemos desde já. Neste momento, a nossa lista de e-mails conta com mais de 4.000 nomes. 

# Caso não deseje continuar a receber o “BRADO”, queira nos dizê-lo. Respeitaremos a sua vontade.

 

 

FRENTE PRÓ-PETRÓPOLIS: FPP




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS