Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  Número de demissões na obra da Serra de Petrópolis, RJ, chega a 218

Data: 06/07/2016

 

Número de demissões na obra da Serra de Petrópolis, RJ, chega a 218

Só nesta terça-feira (5), 190 trabalhadores foram dispensados.
Consórcio responsável pela obra na BR-040 aponta crise, diz sindicato - G1 Região Serrana.

 

Chegou a 218 o número de profissionais dispensados pelo consórcio responsável pela construção da nova subida da Serra de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Na noite desta terça-feira (5), 28 funcionários assinaram a carta de demissão, totalizando 190 ao longo do dia, segundo informações do diretor do Siticommm, sindicato que representa a categoria, José Ailton. A previsão é que mais 102 trabalhadores sejam dispensados até o fim de semana.

O motivo das demissões, de acordo com o sindicato, é que o consórcio não tem condições financeiras de manter as obras e nem pagar a rescisão dos trabalhadores. Desde segunda-feira (3) reportagem do G1 vem pedindo informações ao consórcio responsável pelas obras, mas não obteve retorno. A Concer, concessionária responsável pelo trecho Rio-Juiz de Fora da BR-040, informou que cabe ao consórcio se pronunciar sobre o caso.

A demissão em massa deve atrasar a entrega da nova pista, segundo o sindicato: “Se com a quantidade de profissionais que tinha antes já estava difícil obter algum avanço, agora então fica ainda mais complicado”, pontou o presidente do Siticommm, Josimar Campos Souza.

Os profissionais estão sendo orientados a entrar com uma ação coletivo junto à Justiça do Trabalho para assegurar os direitos. A medida seria necessária caso o consórcio confirme a dificuldade em pagar as rescisões.

Sobre a construção da nova pista na BR-040
Em 2013, quando as obras foram iniciadas, cerca de 1.400 profissionais trabalhavam na execução do projeto. Desde 2014, o número de trabalhadores vem diminuindo. Com as novas demissões, a previsão é que apenas 50 profissionais continuem atuando.

 

O projeto prevê a construção de uma pista com aproximadamente 20 quilômetros de extensão que substituirá a atual Rio-Petrópolis, trecho da BR-040 em operação desde 1928. A nova pista vai irá acompanhar o traçado da pista atual de descida da Serra, a partir do Km 102, em Xerém. As obras tiveram início em 2013 com previsão de entrega para antes da Olimpíada do Rio, em agosto de 2016, e já havia sido adiada para 2017.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS