Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  Sem acordo grevistas das obras da Nova Subida da Serra fazem protesto

Data: 03/06/2016

 

Sem acordo grevistas das obras da Nova Subida da Serra fazem protesto

Eric Andriolo - Diário de Petrópolis

 

Alguns operários em greve do consórcio Nova Subida da Serra (NSS) fizeram um protesto com tambores em frente ao portão do canteiro de obras próximo ao Belvedere (km 89 da pista de descida), às 7h de ontem. Cerca de dez operários uniformizados fizeram barulho com os instrumentos para chamar atenção da companhia que, segundo o sindicato, não quer negociar com os trabalhadores.

O protesto ocorre dois dias depois de uma audiência entre o Sindicato dos Operários em Construção e Indústria (Siticommm) e o consórcio, que terminou sem acordo. No Tribunal Regional Federal da 2ª Região, os empresários recusaram tanto a proposta dos trabalhadores, quanto a da promotoria.

A discussão, que começou por causa do reajuste salarial, agora está empacada nos detalhes de um possível acordo. O consórcio já concordou com um reajuste de 10,5%, similar à inflação, e aumento do vale alimentação para R$ 370 retroativo desde maio. Os trabalhadores pedem que a retroatividade seja desde fevereiro, e exigem o abono dos dias de greve. 

A última proposta dos trabalhadores foi para que apenas metade dos dias fosse abonada. A proposta do tribunal era de que os operários voltassem imediatamente, mediante o reajuste nos salários. E os outros detalhes seguiriam negociados. O consórcio negou ambos.

Uma liminar favorável ao consórcio obrigou 10% dos trabalhadores a retornar aos postos, sob multa de R$ 50 mil por dia para o sindicato. A liminar considera a obra “essencial”. O NSS quer mais 10% de volta ao trabalho, e os operários são contra a decisão.

 

Até o fechamento desta reportagem, o NSS não havia respondido ao contato do Diário.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS