ANTT pode rever percentual de reajuste cobrado pela Concer
Data: 22/08/2015
ANTT pode rever percentual de reajuste cobrado pela Concer
Rômulo Barroso - romulobarroso@diariodepetropolis.com.br
Custo do reajuste praticado pela Concer vai impactar no preço das passagens de ônibus
O novo preço, R$ 11,20 e o índice do reajuste do pedágio, 24,44%, que passaram a vigorar ontem (21) provocaram a indignação de muitos usuários da BR-040 no trecho administrado pela Concer (Rio-Juiz de Fora). Mas, ainda há outros motivos para assustar quem precisa da rodovia, quando se compara com a parte sob concessão de outra empresa. A Via 040 é responsável pela extensão entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG) e cobra uma tarifa quase 60% mais barata que a da Concer.
Quem passa em alguma das nove praças de pedágio da Via 040 paga R$ 4,60 (tarifa básica), o que representa apenas 41,07% da nova tarifa da Concer. A empresa ainda não calcula o fluxo diário que a rodovia registra, o que não permite saber se o faturamento de ambas fica distante. Com o mais recente reajuste, a Concer deve ter uma arrecadação mensal até R$ 3,3 milhões maior – cerca de 50 mil veículos circulam nas três praças: em Duque de Caixas, Areal e Simão Pereira.
O reajuste vai impactar também quem utiliza os ônibus da Única. No entanto, o engenheiro e gerente de tráfego da empresa, Luiz Vinhais, não sabe o quanto e quando novos valores vão acabar repassados aos passageiros. Mas, segundo ele, há outros fatores que vão pesar mais em um futuro reajuste das passagens.
– Não temos como fazer o cálculo do impacto do aumento do pedágio nesse momento, temos que esperar para ver como ficará toda a situação econômica. Claro que você refaz o cálculo, mas só 70% do gasto com pedágio é repassado totalmente para o passageiro. Os outros 30% é pago pela empresa – disse Luiz Vinhais.
– Nós temos que esperar para ver o que está acontecendo. O número de passageiros caiu muito, como a gente nunca tinha visto. Então acaba que o impacto é maior porque tem menos gente viajando. Mas é um gasto menor, o que impacta mesmo é o combustível, insumos como luz e água e os impostos – explicou ele.
Hugo Leal garante que pedágio vai baixar
Esses são alguns dos motivos que levou o deputado federal Hugo Leal (Pros) a procurar a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que autorizou a cobrança dos novos valores, ontem pela manhã para cobrar explicações sobre o aumento. Segundo ele, o diretor geral da entidade, Jorge Bastos, com quem conversou, garantiu que vai rever a decisão e derrubar o preço “o mais rápido possível”.
Deputado estadual licenciado, Bernardo Rossi (PMDB), também vai questionar a ANTT se o aumento do pedágio está relacionado aos custos das obras da Nova Subida da Serra. Ele quer saber se os R$ 1,1 bilhão da nova pista de subida da serra estão sendo repassados aos usuários apesar do aporte de R$ 700 milhões do governo federal na obra.
– A nova subida da serra é fundamental para a cidade, para a nossa economia, mas o usuário petropolitano não pode continuar sendo punido. A obra já deveria ter ficado pronta em 2011 e sem dinheiro público porque deveria ter sido executada pela empresa que opera a via – aponta Bernardo Rossi. Mesmo licenciado do cargo de parlamentar, Bernardo Rossi está pedindo uma audiência com o presidente da ANTT para levar um documento assinado por entidades que representam a sociedade civil de Petrópolis e de Minas Gerais contra o reajuste de pedágio. Instituições que representam segmentos econômicos serão convidadas a fazer parte do documento.
– O que não queremos que aconteça é um “combo” altamente negativo para o petropolitano que significa obra da pista de subida da serra atrasada, aumentos sucessivos de pedágio para pagar esta obra e a prorrogação de contrato da Concer ainda que não esteja cumprindo seu contrato – finalizou.
NÚMEROS
Pedágio
R$ 11,20 - Tarifa básica do pedágio na BR-040 no trecho da Concer;
R$ 4,60 - Tarifa básica do pedágio na BR-040 no trecho da Via 040;
58,92% de diferença.