Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  Sicomércio e OAB repudiam novo aumento de pedágio na BR-040

Data: 21/08/2015

 

 

Sicomércio e OAB repudiam novo aumento de pedágio na BR-040

Diário de Petrópolis, 21/08/2015

 

Entidades consideram reajuste, quase três vezes superior ao índice da inflação, abusivo

 

O anúncio do reajuste de 24,44% na tarifa do pedágio da BR-040 foi recebido com indignação em entidades de Petrópolis. O aumento é quase três vezes superior ao índice oficial da inflação nos últimos doze meses – calculado em 8,89% pelo IBGE. Com a recomposição tarifária, o pedágio passa a custar R$ 11,20 para veículos de passeio. A medida foi autorizada nesta quinta-feira (20) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), através da resolução 4.805, e entra em vigor à 0h de sexta-feira (21).

O novo aumento acontece apenas três meses após a Concer ter conseguido recompor na justiça o reajuste de 12,50%, efetuado em agosto de 2014. Em maio, uma liminar concedida pela Justiça Federal suspendeu o reajuste realizado no ano passado. No entanto, a Concer conseguiu suspender a liminar.

O presidente do SICOMÉRCIO – Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis, Marcelo Fiorini, considerou o aumento da tarifa completamente inapropriado. “É um absurdo. Eles conseguiram reajustar a tarifa recentemente, recorrendo de decisão judicial e, poucos meses após a decisão, já conseguiram efetuar um novo aumento. O impacto será muito negativo para a cidade, em todos os setores. O comércio e o turismo serão severamente prejudicados com esta medida. É lamentável que eles atuem desta forma, levando em conta, inclusive, as condições precárias da rodovia, em função das obras”, destacou Fiorini.

As más condições da estrada também foram destacadas pelo presidente da 3ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Antonio Carlos Machado. “Não estamos vendo benefício nenhum na manutenção. Quem trafega na serra sofre com as más condições da pista. A conservação é muito mal feita. Os buracos e irregularidades são visíveis em toda a subida da serra”, afirmou Machado. “Espero que o Ministério Público Federal e as lideranças políticas, que representam a cidade no Estado e em Brasília, atuem de maneira firme para evitar um aumento tão lesivo”, destacou.

Para Machado, o reajuste de 24,44% é um disparate, levando-se em conta que as obras da nova pista de subida estão recebendo recursos públicos, através de um empréstimo-ponte de R$ 420 milhões, autorizado em janeiro deste ano, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. “A Concer e a ANTT não podem, em nome das obras da nova pista de subida, cometer este verdadeiro abuso contra o cidadão. O contribuinte está pagando a conta duas vezes, pois, além do pedágio, o governo federal já está financiando a obra via BNDES”, afirmou o presidente da OAB – Petrópolis.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS