Petrópolis, 28 de Março de 2024.
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  Nota da FPP: Empréstimo de R$ 420 MM à CONCER

Data: 17/01/2015

 

 

Nota da FPP: Empréstimo de R$ 420 MM à CONCER
 
Ao Jornal Diário de Petrópolis
 
 
Gabriela, 

​A noticia  sobre aprovação de empréstimo-ponte do BNDES, no valor de R$ 420 milhões, à Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora – Rio (Concer) para investimentos na implantação da nova subida da serra de Petrópolis, merece algumas ilações:

O CONTRATO da CONCER para exploração da Rodovia garante que a empresa tem o direito de manter o EEF-Equilibrio Econômico e Financeiro da operação. Traduzindo, isso significa que a tarifa do pedágio deve ser tal que possa gerar um lucro em níveis suficientes para remunerar os seus gastos na operação da rodovia, sua manutenção, Investimentos (obras novas), os juros dos empréstimos, entre outras.

Essa Compensação Financeira pode se dar de duas formas distintas: pelo aumento da tarifa ou prorrogação de prazo (tá lá no Contrato). Isso só não acontece quanto o poder Concedente (Ministério dos Transportes) realiza novos investimentos. Mas, ao que parece, o Governo pulou fora e vai sobrar para nós, discordando assim do que afirmou o presidente da Concessionária, de que não haverá aumento. Muito vago.....

Isso se o prazo de concessão não for renovado automaticamente, conforme assim prevê o Aditivo número 12 que estabelece "certas condições" para Nova Subida da Serra. Quem o ler ficará arrepiado com tanta benevolência da Agência Reguladora (ANTT) para com a CONCER.

Por fim, uma última observação, extraída da nota do BNDES (vide mais abaixo) que foi veiculada para a Imprensa: a justificativa para concessão do empréstimo ponte contém uma incorreção quando afirma  que o empréstimo destina-se, dentre outras, a mudança da localização da praça de pedágio de Xerém. Ora, todos sabemos que essa foi a primeira parte da obra a ser concluída (a última parte da obra será a duplicação Bingem-Quitnadinha). Ora, todos sabem que o novo posto de pedágio em Xerém já esta concluído desde julho 2014, inclusive essa informação consta na página da CONCER (vide mais abaixo). Será que os técnicos  do BNDES não visitaram a obra? Aposto que vão botar culpa na  assessoria de imprensa do Banco....

Se for seu desejo, pode publicar minhas considerações.

Abaixo estão as matérias relacionados disponíveis no site do BNDES e CONCER.

At//

Pastori
 

 

14/01/2015: 

disponível em: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Sala_de_Imprensa/Destaques_Primeira_Pagina/20150114_petropolis.html

• Empréstimo-ponte à Concer viabilizará ainda mudança de localização da praça de pedágio de Xerém e alargamento de obras de arte e passarelas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou empréstimo-ponte no valor de R$ 420 milhões à Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora – Rio (Concer) para investimentos na implantação da nova subida da serra de Petrópolis, no Rio de Janeiro. O projeto prevê ainda mudança de localização da praça de pedágio de Xerém, além de investimentos em reforço e alargamento de obras de arte e passarelas.

O empreendimento consiste na construção de uma pista rodoviária com aproximadamente 20 km de extensão, que substituirá o atual trecho de subida. A implantação da nova pista se dará por meio da duplicação de 15 km da rodovia de descida, com modernização de seu traçado, e da construção de um túnel rodoviário com aproximadamente 5 km de extensão, que será um dos maiores do Brasil.

A mudança da praça de pedágio do km 104 para o km 102 da rodovia vai permitir que comunidades de Xerém, que é um distrito do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, passem a ter ligação direta com o centro do município, sem a necessidade de passar pela praça de pedágio.

Entre os benefícios resultantes da implantação do projeto da Concer, destacam-se: redução do percurso para quem segue do Rio de Janeiro para Juiz de Fora, em Minas Gerais; traçado menos sinuoso, com acostamentos em ambas as margens da pista, permitindo maior segurança à rodovia; menor impacto ambiental para a flora e fauna decorrente da construção de um túnel.

O projeto possibilita, ainda, a conservação ambiental do antigo traçado da subida da serra, e existe a possibilidade de transformá-la em uma estrada parque, sendo o trecho de cerca de 8 km margeado por florestas da Mata Atlântica e cachoeiras.

A conclusão dos investimentos na nova subida da serra está estimada para dezembro de 2016. Após a conclusão do projeto, deverão ser disponibilizados cerca de 1 mil empregos diretos e 3 mil empregos indiretos, responsáveis pela manutenção, conservação e atendimento mecânico e médico tanto da pista existente quanto da nova pista.


Julho de 2014


NOVA PRAÇA DE PEDÁGIO DE DUQUE DE CAXIAS ENTRA EM OPERAÇÃO


 

 

 


O novo pedágio da BR-040, em Duque de Caxias, já está em pleno funcionamento. O início oficial da operação foi a zero hora do dia 18 de julho. A praça fica a dois quilômetros do antigo pedágio, mais precisamente no km 102, no distrito de Xerém. A estrutura faz parte das obras da Nova Subida da Serra, que prevê a duplicação da rodovia e a construção do maior túnel do país, com mais de 4,6 quilômetros.

O balanço dessas primeiras semanas de operação da nova praça é positivo. De acordo com Gabriel Radice, gerente de Operações da Concer, o fluxo está regular e os benefícios já podem ser notados. A nova praça está equipada com um sistema moderno de interface com o usuário, com a instalação de toda comunicação visual em painéis digitais.

Também foi ampliada a quantidade de cabines, tanto as manuais quanto as de cobrança automática. Dessa forma, o usuário otimiza o tempo na cobrança das tarifas. Hoje, o pedágio conta com 20 vias de pagamento. O complexo conta com uma galeria subterrânea, utilizada para o deslocamento das equipes de arrecadadores e a passagem de toda a rede de cabeamento.

A praça investe, ainda, no consumo consciente. São 680 placas de captação de energia solar. “O sistema foi instalado para atender todo o complexo do novo pedágio”, diz Gabriel. Além da praça, os coletores abastecem toda a parte administrativa do conjunto. O processo é uma fonte limpa e renovável de energia, o que é uma vantagem para o meio ambiente e saúde das pessoas, pois não há emissão de gases poluentes. A energia produzida pelo sistema da praça écapaz de abastecer o equivalente a 160 residências, cada uma com um consumo médio de 150kw/h por mês. Outra vantagem é a lâmpada de LED, utilizada em toda a construção. Seu uso garante uma economia suficiente para o abastecimento de outras 150 residências, também com o consumo médio de 150kw/h.

 

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Antonio Pastori - Ferroviarista & Pesquisador
 
Assine o nosso manifesto pela volta do trem a Petrópolis em:  http://www.manifestolivre.com.br/ml/assinaturas.aspx?manifesto=expresso_imperial 
 

 




 

 

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