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  BR-040: Empréstimo não elevará tarifa

Data: 17/01/2015

 

 

BR-040: Empréstimo não elevará tarifa

Diário de Petrópolis, 17/01/2015
 
gabriela.haubrich@diariodepetropolis.com.br
 

Concer garante que valor do pedágio não será reajustado para custear empréstimo de R$ 420 milhões


A Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio (Concer) afirmou, nessa sexta-feira (16), que a tarifa de pedágio na BR-040 não será reajustada para cobrir o pagamento do empréstimo de R$ 420 milhões liberado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O montante será empregado nas obras de construção da Nova Subida da Serra, cujo prazo de execução é de 36 meses.
A esse montante soma-se os cerca de R$ 300 milhões previstos no projeto elaborado em 1995, conforme lembrou o deputado federal Hugo Leal (Pros). Esse valor, que inicialmente era de R$ 80 milhões, foi corrigido ao longo de quase 20 anos, até o início das obras, no segundo semestre de 2013.
De acordo com a Concer, o empréstimo será quitado com os recursos da própria companhia, mas também pode ser amortizado com recursos do governo federal, caso esses aportes realmente ocorram. No entanto, essa liberação não é garantida. No acordo ficou prevista a liberação de R$ 266 milhões por parte da concessionária e R$ 679 milhões da União, através do Ministério dos Transportes, totalizando um custo previsto em torno de R$ 900 milhões.
- O governo federal decidiu que não colocará recursos nem estendeu o prazo. Determinaram que a Concer esgotasse os seus próprios recursos e, quando a obra estiver mais adiantada, vai fazer uma avaliação; ou eles entram com um aporte ou concedem outro empréstimo facilitado. Eles vão aportar somente as obras que não estavam previstas no projeto inicial – explicou Hugo Leal - Essa seria a situação da ligação Bingen x Quitandinha – acrescentou.
O deputado afirma ainda que a empresa está na expectativa de, através da construção da Nova Subida da Serra, conseguir mais uma renovação do contrato de concessão.
- Eles esperam conseguir estender, mas o próprio exemplo da Ponte Rio-Niterói mostra que a renovação não é positiva, e já vão fazer outra licitação. Pode até ser que a empresa ganhe a disputa novamente, mas aí ela vai ter que responder a um contrato novo - finalizou.




 

 

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