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  Subida atual da Serra de Petrópolis pode ser transformada em Estrada Parque

Data: 14/12/2014

 

 

Serra pode ser transformada em Estrada Parque

Tribuna de Petrópolis, Domingo, 14 Dezembro 2014 08:28

 

Uma empresa petropolitana chamada Manoa Planejamento Ambiental enviou ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur) um projeto para a criação de uma Estrada Parque na atual subida da Serra, depois que a nova pista for inaugurada. Segundo a empresa, o estudo vem ao encontro de demandas sociais importantes e observa as diversas obras e grandes instalações que estão em execução na região, o que contribui para um aumento de tráfego de veículos particulares e, consequentemente, do turismo. O projeto foi feito tendo em vista as previsões de investimentos na região, o que propicia a perspectiva de um elevado crescimento econômico e de geração de emprego e renda.

O projeto considera a criação de acostamentos, áreas de fuga, instalação de sanitários, restaurantes, cafés, feiras de artesanato, parques, mirantes. Sugere ainda, que sejam criadas 26 paradas em pontos já estabelecidos, como nas bicas de água, existentes ao longo da pista e no Mirante do Cristo. Ele ressalta, porém, que é preciso revitalizar estes pontos. 

De acordo com a empresa responsável pelo desenvolvimento do estudo, a criação da Estrada Parque é uma medida mitigadora, ou seja, redutora de impactos, como os ambientais, a insegurança e o desconforto para os usuários e o alto índice de ocupação da faixa de domínio. “Uma estrada com estrutura mais segura e de fluxo controlado vai reduzir as diferenças entre as obras humanas e a natureza, e pode fazer isso possibilitando aos animais, por exemplo, maior facilidade e segurança para se movimentarem, melhorando a qualidade de vida de tantas espécies que compartilham conosco desse que é um dos mais espetaculares sistemas naturais do planeta, a Mata Atlântica”, diz. 

Com caráter de complementaridade, o projeto busca assegurar a melhoria da mobilidade urbana. Ele sugere que sejam instalados no local atividades ligadas ao Turismo de Aventura, Ecoturismo e Turismo Histórico-Cultural a fim de beneficiar a região. Com isso, haverá o amento da atividade econômica e da arrecadação tributária com a aquisição de equipamentos, materiais e insumos para as obras. 

Na reunião extraordinária da Frente Pró-Petrópolis (FPP), que aconteceu no dia 4 desse mês, o presidente da Concer, Pedro Jonsson, afirmou que ainda não foi definido o que será feito com a antiga pista de subida e, que esta decisão, depende da sociedade civil e das prefeituras de Petrópolis e Duque de Caxias. Entretanto, ele ressaltou que a conservação e manutenção dela, continua sendo de responsabilidade da Concer, mesmo após a inauguração da nova pista, prevista para acontecer em 2016. 

O projeto feito pela Manoa, lembra que a BR-040 é uma rodovia federal, com 1.200 Km, que foi efetivada pelo Plano Nacional de Viação, em 1973. Ele destaca também que, com o aumento do tráfego pesado, as rampas e as curvas da antiga Rio–Petrópolis ficaram obsoletas. Assim, carretas muito longas ou com cargas especiais não conseguem passar pela pista de subida, sendo necessária a interdição da pista de descida para a sua passagem. O projeto observa ainda que o atual trecho de subida entre Xerém e o Belvedere apresenta núcleos habitacionais, inclusive irregulares, que comprometem a segurança da rodovia, e que exigirão desapropriações para melhoria do traçado.

 

Além disso, ele faz um diagnóstico sobre o clima na região, a flora e a fauna e também sobre a economia, destacando que a população da área de influência direta se caracteriza por nível de renda e educação formal relativamente baixos. O levantamento ressalta que, a maioria dos moradores veio de Minas Gerais, em busca de melhores oportunidades de trabalho e melhoria na qualidade de vida. O projeto cita ainda a precária infraestrutura de serviços, como transporte e atendimento à saúde.


Aline Rickly - Redação Tribuna

 




 

 

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