Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  Obras da subida da Serra foram retomadas após a greve

Data: 09/08/2014

 

 

Obras da subida da Serra foram

retomadas após a greve

 

Diário de Petrópolis, Sábado, 09 de agosto de 2014

 

 

Edson Cunha

 

Depois de 18 dias de paralisação, os operários na nova subida da Serra voltaram às obras ontem pela manhã. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil (Siticommm), Josimar Campos de Souza, o Diário de Petrópolis teve papel fundamental na divulgação das reivindicações dos funcionários, agilizando o processo de negociação. O retorno aconteceu após assembleia realizada às 7h entre funcionários, consórcio criado pela Concer, e o Siticommm.

 

Um dos motivos da greve foi o não entendimento entre operários e empreiteiras que negociavam o valor do plano de saúde extensivo aos dependentes. Segundo o presidente do sindicato, 90% dos operários voltaram ao trabalho.

 

Segundo os representantes do sindicato e consórcio, foi decidido nesta sexta que os operários pagarão R$ 70 por dependendo familiar no plano de saúde. O  consórcio tem até outubro para fazer a inclusão dos dependentes no benefício.

 

- Foi uma conquista do sindicato e dos trabalhadores esta negociação. Temos muito que agradecer também ao Diário de Petrópolis, o primeiro veículo a divulgar nossa reivindicação, o que abriu as portas para as outras mídias divulgarem também, e isso nos deu forças para negociar – comemorou Josimar Campos de Sousa, presidente do Siticommm.

 

Os documentos necessários para a adesão deverão ser entregues ao consórcio até o dia 1º de outubro. Além disso, também ficou determinado que o consórcio deverá pagar até a próxima quarta-feira (13) a diferença salarial, o vale alimentação e a recarga do vale transportes do mês de julho, referente aos dias não trabalhados.

 

Segundo o sindicato, metade dos dias parados – foram 14 dias úteis de greve - será compensada pelos trabalhadores em horas extras diárias, entre uma e duas, de segunda a sexta-feira. Já a outra metade será abonada pelo consórcio.

 

 

Josimar Campos explicou que a decisão foi tomada após liminar expedida pelo Tribunal Regional do Trabalho na última terça-feira (6) determinando que 225 operários voltassem imediatamente às obras. Logo após receber a notificação na manhã da quarta-feira (6), o sindicato respondeu ao Tribunal sobre a impossibilidade da determinação, já que não tinha a  relação especificando trabalhadores e funções de quem trabalha no local.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS