Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  Obra para ligar Bingen e Quitandinha em Petrópolis, RJ, não é iniciada

Data: 05/06/2014

 

Obra para ligar Bingen e Quitandinha em Petrópolis, RJ, não é iniciada

 

A etapa da obra havia sido antecipada e começaria em 30 dias.
O fluxo de veículos é intenso nas entradas de Petrópolis.

 
G1 - Região Serrana - 05/06/2014 11h10 - Atualizado em 05/06/2014 11h10
 
 
A ligação entre os bairros Bingen e Quitandinha, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, é um dos pontos mais esperados da nova subida da serra. Em 14 de março deste ano, a prefeitura de Petrópolis anunciou, após uma reunião com o presidente da Concer, Pedro Jonsson, que o início da etapa da obra havia sido antecipada e começaria em 30 dias (*). O adiantamento, no entanto, foi negado por Pedro Jonsson nesta semana, ratificando, ainda, que esta intervenção faz parte do final da obra.

De acordo com o primeiro cronograma divulgado pela concessionária, esta seria a última etapa da obra. Mas, após pedidos do setor do comércio da cidade, o então secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, disse que essa parte seria acelerada. Julio informou, ainda, que até um cronômetro seria instalado na entrada da cidade, no Quitandinha, para fazer a contagem regressiva da intervenção.

"Quando veio o projeto, veio como último lote. Foi mostrado para eles a necessidade de se antecipar esse quinto lote e fazer isso o mais rápido  possível. Petrópolis está carecendo de mobilidade total. A cidade está parando nos dias de movimento. A gente precisa fazer isso para melhorar o acesso, a vida das pessoas que vêm passar os finais de semana em Petrópolis e para os próprios moradores da cidade", observou o presidente do Sindicato dos Comércio Varejista (Sicomércio), Marcelo Fiorini.

O fluxo de veículos é intenso nas entradas de Petrópolis. Os ônibus intermunicipais deixam passageiros no Quitandinha, antes de seguirem para a rodoviária, no Bingen, onde também está localizado um pólo de modas. Muitos turistas e compradores passam pelo local para chegar ao Centro. A ligação aliviaria o trânsito em toda cidade e, também, facilitaria a locomoção dos moradores do Bingen para o Centro.

O mecânico Henrique Galheigo, morador do bairro, só vai ao Centro uma vez por semana. "Eu trabalho aqui no Bingen e só vou na cidade no sábado de manhã, e por volta das 9h, porque nos outros horários fica inviável", lamentou.

O trânsito é tão grande, que interfere diretamente no trabalho dos taxistas, por exemplo. Carlos Henrique Araújo Cardoso conta que, por conta do engarrafamento constante, em alguns momentos tem passageiro que desiste da corrida e fica no meio do caminho. "Tem passageiro que desce do táxi e vai a pé porque não aguenta esperar, prefere ir andando de tanto trânsito", contou.

O presidente da Concer, Pedro Jonsson, afirmou que o cronograma será mantido. A obra da ligação entre Bingen e Quitandinha será feita por último. Pedro Jonnsson disse, ainda, que a informação de que essa parte da obra seria acelerada não partiu da concessionária.

"Só quando terminar a nova subida. Eu não posso fazer uma lilgação com todo esse tráfego passando", explicou o presidente da Concer.

O deputado federal Julio Lopes falou por telefone com a equipe da Intertv sobre o assunto:

"Naquela reunião que nós fizemos com o presidente da Concer, da ANTT e com o prefeito de Petrópolis ficou acertado que a obra Bingen-Quitandinha seria feita concomitantemente com as demais obras de todo o percurso, e que ela não seria etapa posterior", disse.

A prefeitura de Petrópolis não quis se pronunciar sobre o assunto.

 

 

www.globotv.globo.com/inter-tv-rj/rj-inter-tv-2a-edicao/v/obra-para-ligar-bairros-em-petropolis-rj-nao-e-iniciada/3394652/

 

(*) Nota DM: Notícia amplamente divulgada na imprensa, como pode ser visto em reportagens neste portal, no G1  e no próprio site da CONCER (revista Via Concer, ano 13, nº 121, Abril de 2014):



 

www.dadosmunicipais.org.br/index.php?pg=listasubsecoes&secao=40

 

www.g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2014/03/petropolis-rj-vai-ganhar-ligacao-entre-o-bingen-e-o-quitandinha.html

www.concer.com.br/Institucional/ViaConcer.aspx




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS