Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  Concer vai desapropriar casas na Rua Luiz Winter no D. da Silveira

Data: 06/09/2013

 Um dos trechos da nova subida da Serra é o lote três, situado entre os Kms 87,5 e 80, em Petrópolis e constituído pela construção do túnel rodoviário com 4.618 metros. As intervenções já foram iniciadas nessa parte, e para a conclusão haverá a necessidade de retirar algumas casas localizadas na Rua Luiz Winter, na Duarte da Silveira. Embora homens e máquinas já estejam trabalhando na região, os moradores afirmam que ainda não foram procurados pela Concer, concessionária que administra o trecho e que é responsável pela obra, para serem informados sobre como se dará o processo de desapropriação.

 

Segundo o Plano Básico Ambiental da Nova Subida da Serra de Petrópolis, nos Kms 81 e 82, sentido Juiz de Fora, dez residências que ocupam a faixa de domínio atual “serão ou estão sujeitas a ações demolitórias”. No total, abrangendo outros trechos, o levantamento indicou “a presença de 81 propriedades que terão que ser removidas. Em muitos casos, apenas parte das benfeitorias será afetada (situação de diversas garagens e portões) e não será necessária a desapropriação total. Em outros, as próprias residências terão de ser retiradas”, consta no plano.

 

- Na Baixada, primeiramente eles desapropriaram os imóveis perto do pedágio para somente depois começarem as obras, já para nós até agora não falaram nada com ninguém – afirmou o morador Carlos Eduardo da Rocha do Patrocínio.

 

- Disseram que as casas da beira da rua provavelmente vão sair - disse a moradora Déia Manços, referindo-se aos imóveis na região que com numeração 710, e completou. - Mas o encarregado da obra ainda não sabe se vai ser todo mundo. Estamos tentando arrumar um jeito para não termos que sair. Moro aqui há 25 anos e não quero me mudar, para depois ir para uma área de risco ou para perto do rio e acabar tendo problema com barreira ou enchente.

 

Uma das moradoras chegou a autorizar dois profissionais da obra a entrarem em seu terreno, mas não conseguiu saber se sua residência está incluída na desapropriação.

 

- Teve uma porção de rapazes que vieram aqui medir o terreno todo, mas por enquanto não falaram nada – contou Idalina do Vale Marques, de 50 anos.

 

Os proprietários dos imóveis esperam que a Concer entre em contato também para informar como serão realizadas outras etapas da obra.

 

- O problema será quando começarem a furar o túnel porque vão ser 24 horas de trabalho. Hoje já temos esse entra e sai de caminhões, só nesta manhã eram seis na hora quando eu saía de casa, aí é que terá ainda mais poeira – disse Carlos Eduardo.

 

Segundo os moradores, com o início das intervenções, os imóveis precisam ficar fechados por causa da grande quantidade de poeira. Mas desde ontem, o trecho está recebendo mais cuidados para que a obra não interfera tanto na vida das pessoas que vivem na região.

 

- Estava incomodando demais a todos nós. Protocolei algumas reclamações na Concer e na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e agora está melhorando um pouco. Eles abriram uma pista onde era mata fechada, e ficou muita poeira. Atualmente estão jogando água para amenizar a poeira e colocaram pedra, mas antes estava muito perigoso. Um rapaz chegou a se machucar após derrapar de moto, e na última sexta-feira outro rapaz derrapou de carro, aí agora estão sinalizando – contou Eduardo.

 

Em nota, a Concer informou que ainda estuda ajustes que possam permitir a necessidade de se desapropriar o menor número possível de imóveis, mas assegura que todo o processo ocorrerá conforme determina a lei e que não haverá prejuízo a qualquer morador.  Afirmou ainda que as obras da Nova Subida da Serra da BR-040 contam com vários programas ambientais que monitoram a qualidade do ar e de cursos d’água, além do nível de ruídos e vibrações, entre outras providências, todas aprovadas pela Licença de Instalação concedida pelo Ibama em dezembro de 2011. Segundo a concessionária, tais ações ambientais são executadas ao longo de toda a obra.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS