Defesa Civil esclarece atuação e faz alertas sobre a cidade nas redes sociais.
Data: 15/12/2011
Desde novembro, a Prefeitura Municipal de Petrópolis, através de coordenadoria da Defesa Civil, em conjunto com o instituto Estadual do Ambiente (Inea), vem utilizando as redes sociais para informar e alertar em qual estado encontra-se a cidade, antes ou após as chuvas.
Há quatro tipos de alertas: Vigilância (Sem chuvas ou chuvas fracas e espaças/nível de água normal); atenção (Previsão de ocorrência de chuvas moderadas e fortes); Alerta (Registro de chuvas intensas/subida do nível do rio acima do normal); e Alerta Máximo (Continuação da chuva/rio atingindo 80% do nível de transbordamento).
Os comunicados são recebidos pela Defesa Civil quando há previsão de chuva forte ou possibilidade de transbordamentos dos rios, a partir de estatísticas das estações pluviométricas e fluviométricas distribuídas pelos distritos.
Em seguida, o Centro de Operações do Inea envia um alerta por meio de mensagem de texto para a coordenadoria da Defesa Civil, que é responsável por inserir as informações nas respectivas redes sociais.
Para acompanhar os alertas basta acessar as páginas do Facebook: http://facebook.com/pmpetropolis; ou do Twitter: http://twitter.com/pmpetropolis .
Fonte: Diário de Petrópolis, Quinta-feira, 15 de dezembro de 2011, página 7.