Quinze funcionários da Comdep doam sangue
Data: 15/12/2011
Um grupo de 15 funcionários da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) dedicou parte da manhã de ontem a uma ação que já se tornou rotineira pela equipe da empresa: doar sangue. Periodicamente, os servidores se reúnem em grupos para colaborar com o Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa, que atende a quase todos os hospitais do município – com exceção da Sociedade Médica Hospitalar (SMH), que possui banco de sangue próprio.
Por isso, para alguns colaboradores da companhia, a ação já não é novidade. É o caso de Eudes Fernando, do setor de manutenção.
- Já sou veterano aqui, Dôo sangue de duas a três vezes ao ano. É Sempre bom poder ajudar – declarou.
A iniciativa vai ao encontro da necessidade do Banco de Sangue, cujos estoques estão em baixa. São necessários cerca de 50 doadores por dia para atender à demanda.
- Tem dia que temos 40 doadores, e em outros, 20. Estamos sempre precisando, especialmente nesse período de festas até o fim de Fevereiro, em que muitas pessoas já doaram em Novembro, durante a campanha, e não podem doar novamente por no mínimo dois meses. Por isso, pedimos ajuda a empresas e igrejas – explicou Márcia dos Santos Alves, responsável pelo setor de captação do Banco de Sangue.
Outro complicador é que neste período, muitas pessoas viajam, aumentando o número de acidentes e diminuindo o de possíveis doadores.
- Com a demanda em alta, as parcerias com empresas e com a Prefeitura são muito importantes. Falta a cultura entre as pessoas saudáveis de doar sangue voluntariamente, e não apenas durante as campanhas – salientou a coordenadoria técnica do Banco, Patrícia Perez Paula.
Para doar, basta se dirigir ao Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa (Rua Paulino Afonso, 477 – Bingen).
Podem contribuir os adultos entre 18 e 65 anos, acima de 50 quilos. Todos os doadores passam por uma triagem para saber se estão aptos. É obrigatório apresentar sempre, um documento de identidade com foto. O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 14h, e aos sábados, das 7h às 11h.
Fonte: Diário de Petrópolis, Quinta-feira, 15 de dezembro de 2011, página 3.