Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Outras Instâncias de Poder
   
  Reforça para o Enem terá transmissão de aulas ao vivo

Data: 25/08/2009

Reforça para o Enem terá transmissão de aulas ao vivo

Aulas ministradas na Academia Brasileira de Educação, no Rio, serão transmitidas por satélite.

 

 

            Através de um sistema digital de áudio e vídeo, via satélite, a Secretaria de Estado de Educação está levando, em tempo real, uma aula de reforça para o Novo Enem a 500 escolas espalhadas pelos 92 municípios fluminenses. As aulas são ministradas por professores de excelência nos três turnos, diretamente do estúdio da Academia Brasileira de Educação, Cultura e Empregabilidade (Abece), no Rio de Janeiro. A transmissão ao vivo às escolas regulares, permite que os professores do projeto alcancem até 45 mil alunos das mais diversas localidades do estado.

            Com uma metodologia pedagógica mais moderna, a Secretaria de Educação pretende melhorar o desempenho dos jovens nas próximas avaliações. A idéia é que o aluno amplie seu tempo diário de permanência na escola, assistindo as aulas em salas providenciadas pela direção de cada unidade participante. O projeto segue até o dia 02 de outubro em todo o estado.

            Nesse primeiro momento, participam do reforça alunos matriculados nas séries finais (3º e 4º anos ou fases equivalentes de EJA) de 500 escolas estaduais que possuem Ensino Médio, Ensino Normal, Educação de Jovens e Adultos e/ou Ensino Profissionalizante. A seleção dos 500 colégios foi realizada de acordo com a proporcionalidade do número de alunos freqüentando a série final do Ensino Médio por município.

            O plano de estudos acontece de segunda a sexta-feira, com quatro horas de transmissão por período, com intervalos entre cada atividade, para a matriz de Competências e Habilidades (Linguagens, códigos e suas Tecnologias; Matemática e Redação).

            Os estudantes podem enviar suas dúvidas por e-mail, auxiliados pelo professor-tutor da Seeduc. As perguntas são selecionadas e respondidas ao vivo, no final das aulas. Também estão sendo realizados simulados e propostos Testes Semanais Domiciliares (TDs), que ficam disponíveis no site www.educacao.rj.gov.br, todas as sextas-feiras. Os gabaritos e soluções comentadas serão divulgados às terças-feiras.

            Entre os professores de excelência que participam do projeto estão Sérgio Nogueira, de Português; Carlos Gomes, de Português e Redação; e Ricardo Luiz, de Física. O juiz William Douglas vai ministrar uma aula magna sobre auto-estima e concentração para a prova.

 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis, 25 de agosto de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS