Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Conferências
   
  Prefeitura cria grupo para discutir políticas públicas de mobilidade urbana

Data: 05/04/2014

Prefeitura cria grupo para discutir políticas públicas de mobilidade urbana 

Diário de Petrópolis, 05/04/2014

 

Sugestões foram apresentadas durante a Conferência da Cidade

 

O prefeito Rubens Bomtempo recebeu das mãos da comissão organizadora da Conferência da Cidade um relatório com todo o material produzido durante o evento, que, neste ano, teve como tema “Mobilidade Urbana”. O trabalho inclui uma série de propostas de políticas públicas para a formatação de um Plano Local de Mobilidade Urbana para a cidade, que precisa ser apresentado em 2015. Durante o encontro, na noite da última quinta-feira (3/4), Bomtempo anunciou a criação de uma comissão para tratar do assunto e enfatizou a importância da participação popular neste processo.

 

“O trabalho realizado nesta conferência foi exemplar e garantiu a efetiva participação popular na elaboração deste documento. Vou criar por decreto um Grupo de Trabalho que será composto pela sociedade civil, membros dos conselhos da Cidade e de Transportes, além de representantes do Executivo e Legislativo. A participação é a garantia da continuidade de políticas públicas”, frisou o prefeito.

 

As propostas entregues estão pautadas em quatro eixos, que foram discutidos durante a conferência realizada no dia 29 de março: Mobilidade Urbana e o Desenvolvimento Econômico do Município; Acessibilidade Urbana como Direito de Todos; Mobilidade Urbana: Nossos Desafios Frente ao Meio Ambiente e à Preservação Histórico-cultural da Cidade; e Equidade no Uso do Espaço Público de Circulação, Transporte Público Coletivo e Modos de Transportes.

 

Quem não participou da conferência ainda pode dar a sua contribuição pela “Conferência Livre”: qualquer cidadão ou segmento pode enviar até oito propostas pelo site www.conferenciapetropolis.com.br/propostas-de-conferencia-livre. “Essa foi uma idéia inovadora da comissão para garantir o exercício da cidadania e tornar o processo mais democrático, possibilitando a participação de diversos segmentos da sociedade”, afirmou um dos representantes da comissão, Paulo Martins.

 

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Áscoli destacou o momento histórico que a cidade vem passando. “Pela primeira vez a sociedade, por meio do Comutran, participou da discussão e decisão sobre a tarifa do transporte público. A conferência realizada para tratar do tema Mobilidade Urbana também teve a efetiva participação do povo. Isso mostra que estamos no caminho certo e que as ações do governo estão pautadas e direcionadas pela vontade popular”. O presidente da CPTrans e do Comutran, Gilmar Oliveira, agradeceu o apoio e a dedicação de todos os envolvidos na organização da conferência.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS