Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Conferências
   
  Petrópolis já conta com transporte 100% integrado

Data: 06/04/2014

Petrópolis já conta com transporte 100% integrado 

 

 

Diário de Petrópolis, 06/04/2014

 

A partir desta segunda-feira (7/4) os petropolitanos poderão se deslocar, por meio do transporte público, do primeiro ao quinto distrito, pagando apenas uma passagem: começa a vigorar a integração de 100% das linhas, uma antiga reivindicação dos moradores garantida por decisão do Conselho Municipal de Transportes (Comutran). Em votação histórica, os membros do conselho condicionaram o reajuste da tarifa para R$ 2,80 à integração total do sistema. O reajuste também passa a vigorar a partir desta segunda-feira . Petrópolis é a única cidade do estado, depois da capital, a implantar um sistema 100% integrado.

 “O processo de integração do transporte público em Petrópolis foi iniciado 1992. Só agora, depois de 22 anos, que esse sistema está sendo consolidado com a participação popular. Parabenizo o conselho, que teve maturidade para tomar essa importante decisão. Este é um momento único, histórico e que representa uma vitória do povo e para o processo democrático”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

 O reajuste ficou menor do que o INPC - mesmo índice já aprovado pela Câmara de Vereadores em outras situações, como o de revisão dos valores do IPTU. Para que a integração estivesse garantida para esta segunda-feira (7/4) foram necessárias adequações no sistema de bilhetagem eletrônica. “Testamos várias combinações e não foi detectado qualquer problema para o pleno funcionamento do sistema”, afirmou o presidente da CPTrans, Gilmar Oliveira.

 Gilmar informou ainda que 85 linhas foram incluídas no sistema e ressaltou que a integração é feita com o uso do Cartão Riocard (vale transporte, cartão expresso e escolar), que pode ser adquirido na sede do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro).

Ao todo, seis empresas de transporte coletivo atuam no município com uma frota de 356 veículos, distribuídos em 222 linhas de ônibus que atendem a cidade. O percurso mais longo é feito pela linha 602 – Vale das Videiras, com 69,9 kms (ida e volta), seguido pela linha 101 – Rocio, com 53 km (ida e volta). Em terceiro lugar, ambas com 28 kms (ida e volta), duas linhas se destacam: linha 450 – Morin x Terminal Bingen e 801 – Jurity.

 Morador de Pedro do Rio, o jardineiro Wilson da Silva tem que acordar todo dia às 5 horas da manhã para trabalhar em Araras. “Além de dinheiro, vou economizar uma hora com a integração, porque não vou precisar ir mais ao transbordo de Corrêas, vou pegar o ônibus em Bonsucesso”, comemorou. O empresário Alexandre Costa dos Anjos também destaca a economia nos gastos da pequena empresa. “Meus funcionários vão continuar a ganhar o benefício do transporte e isso vai custar menos para a minha empresa”, disse.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS