Eleições
Data: 02/10/2012
A campanha para as elições municipais entra em sua reta final, já que o pleito será no próximo domingo, e candidatos, partidos e cabos eleitorais devem ficar atentos ao calendário elitoral. Entre quinta-feira e sábado, alguns prazos em relação à campanha se encerrarão.
De hoje até a próxima terça-feira, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime financiável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto.
A propaganda eleitoral no rádio - em Petrópolis não há propaganda na televisão - será veiculada até quinta-feira. Também na quinta-feira se encerra o prazo para a realização de comícios. Já na imprensa escrita e na reprodução na internet do jornal impresso, o útlimo dia para a divulgação paga é a sexta-feira.
A partir das 22h de sábado, não serão mais permitidas a propaganda eleitoral mediante alto-falantes eou amplificadores de som, a distribuição de santinhos e a realização de caminhadas, carreatas, passeatas ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.
No dia da eleição, será proibida, até o término da votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, bem como bandeiras, broches, dísticos e adesivos que caracterizem manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos. É permitida, no dia das eleições, a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.
Este ano, a boca de urna será punida de forma rigorosa na cidade. Quem for pego, no dia da eleição, distribuindo propaganda de candidatos nos arredores das zonas eleitorais será preso, notificado e responderá a processo.
FONTE: Diário de Petrópolis