Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Eleições 2014
   
  O candidato no espremedor da Globo

Data: 29/08/2014

 

 

ELEIÇÕES 2014

O candidato no espremedor da Globo

Por Luciano Martins Costa em 13/08/2014 na edição 811 do Observatório da Imprensa

 

A segunda das entrevistas de candidatos à Presidência da República ao Jornal Nacional, desta vez com o ex-governador pernambucano Eduardo Campos (PSB), indica que a TV Globo pode estar definindo um novo patamar na cobertura da campanha eleitoral. Assim como na primeira entrevista, que teve na bancada o senador Aécio Neves, do PSDB, a dupla de entrevistadores William Bonner e Patrícia Poeta não aceitou evasivas como respostas.

A diferença no resultado se deveu basicamente ao desempenho dos dois candidatos: se Aécio Neves titubeou diante da assertividade dos jornalistas, Eduardo Campos mostrou um tom de voz sereno e firme e uma postura corporal que aparentava segurança.

Ao olhar o tempo todo para os entrevistadores, evitando dirigir-se à câmera que o focalizava durante o questionamento, Campos fugiu de uma armadilha muito comum na comunicação televisiva e procurou se mostrar envolvido no debate; quando virou o rosto para falar diretamente ao telespectador, no final da entrevista, fez um movimento natural e adotou um tom de voz adequado ao colóquio.

Um novo padrão parece estar se definindo nessa série de encontros entre os candidatos e os ocupantes da bancada de maior audiência na televisão brasileira. Basicamente, o que se viu até aqui foi a escolha de uma pauta crítica que é levada pelos entrevistadores ao limite do tempo, com alguma flexibilidade para testar a capacidade do entrevistado de se adequar ao nível de resposta exigido.

No caso de Eduardo Campos, os três pontos focais foram a acusação de nepotismo no caso da nomeação de sua mãe e dois primos para o Tribunal de Contas de Pernambuco, o rompimento de sua aliança com o PT e supostas contradições em seu programa de governo. Ao perguntar com insistência sobre a atuação do ex-governador na escolha da mãe e outros parentes para o cargo público e vitalício, Bonner obrigou o candidato a fazer uma afirmação que muitos eleitores haverão de questionar. Com todos os argumentos que apresentou, não há como escapar à ideia de que ele favoreceu a própria mãe, mesmo que ela tenha todos os predicados que ele enalteceu.

Oportunidade perdida

Além dessa questão ética, a dupla do Jornal Nacional procurou encurralar o candidato, ao expor o que consideram inconsistências em suas promessas de oferecer escola em tempo integral, garantir passe livre nos transportes para alunos de escolas públicas, aumentar os investimentos em saúde para 10% das receitas da União, multiplicar por dez o orçamento da segurança e manter o poder de compra do salário mínimo – tudo isso combinado com um corte severo nos gastos públicos.

Eduardo Campos também foi confrontado com o fato de ter se mantido fiel ao governo do PT desde o primeiro mandato do ex-presidente Lula da Silva, mesmo durante o período mais crítico do escândalo conhecido como “mensalão”, rompendo a aliança apenas quando se apresentou a chance de sair candidato à Presidência. Da mesma forma, teve que explicar supostas incoerências entre seu discurso e as posições defendidas por sua candidata a vice-presidente, a ex-ministra e ex-senadora Marina Silva.

O candidato do PSB se saiu melhor que Aécio Neves pela qualidade de sua expressão oral e corporal, e analistas do seu partido, citados pelos jornais de quarta-feira (13/8), consideram que ele ganhou pontos ao caprichar no sotaque nordestino. No entanto, o próprio estilo e o ritmo proposto pelo telejornal impõem um valor negativo às respostas evasivas. E Eduardo Campos foi evasivo na maior parte da entrevista, ao se ver confrontado com supostas contradições.

Embora sua voz, analisada no computador, passe uma impressão de serena firmeza, o conteúdo de suas respostas deixou penduradas várias perguntas e produziu um vazio no que se refere ao compromisso de mudança proposto pela aliança com Marina Silva.

A entrevista era uma oportunidade para apresentar didaticamente ao eleitor um esclarecimento sobre a proposta de sua candidatura, como opção para a bipolaridade na política nacional. Ao se desviar do valor simbólico representado pelo apoio da ex-ministra do Meio Ambiente, ele se iguala ao padrão que afirma combater.

Com voz firme e olhar sereno, Eduardo Campos falou bem, mas disse pouco. Um erro grave foi a tentativa de associar o atual governo à derrota da seleção brasileira para a Alemanha, por 7 a 1. Fazer graça com esse episódio vexaminoso do esporte nacional pode lhe custar caro.

Leia também

O ‘Jornal Nacional’ muda o tom – L.M.C.

*** 

Nota do OI: O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, de 49 anos, candidato do PSB à Presidência da República, morreu em um acidente de avião na manhã de quarta-feira (13/8), em Santos (SP). Sobre o ocorrido, o Comando da Aeronáutica emitiu a seguinte nota: "O Comando da Aeronáutica informa que nesta quarta-feira (13/08), por volta das 10h, uma aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, caiu na cidade de Santos, no litoral de São Paulo. A aeronave decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP). Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave. A Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que possam ter contribuído para o acidente."




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS