Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> GT-Trem: Rio/Petrópolis
   
  Matéria do Bom Dia Brasil de 17/Jan/2014

Data: 17/01/2014

Abaixo, temos um vídeo - e  texto - de uma reportagem abaixo do padrão de qualidade Globo, alem confundir e ser pouco esclarecedora, que foi ao ar no hoje jornal Bom Dia Brasil de Hoje (TV Globo). Ao misturar vagões de carga acidentados com carros de passageiros abandonados, como se fossem uma única coisa, a matéria confunde o telespectador. Erra ao apontar, no final, um só culpado pelo abandono, a tal de ALL-America Latina Logistica, que opera a malha ferroviaria no Sul do Brasil. Nao menciona o DNIT, orgao ligado ao Ministerio dos Transportes que é responsavel pelo material rodante nao operacional, ou seja, aqueles carros de passageiros, vagoes e locomotivas a que não foram arrendados as operadoras de carga por estar obsoleto, defeituoso, enferrujado, acidentado, etc...

Para quem desconhece o assunto, a reportagem comeca mostrando material rodante (Patrimonio do Povo Brasileiro) abandonado no quarto deposito em Santos Dumont/MG. La estao alguns carros do trem de Prata, Automotrizes Budd (88 passageiros) que faziam viagens Rio-Sao, Magaratiba, BH e outros lugares. La tambem estao estragando os carros de aco carbono do famoso Xangai que operava entre Juiz de Fora e Matias Barbosa e a operacao foi paralizada quando a malha foi entregue para MRS transportar carga somente.

Boa parte desse material do 4o. deposito, que ate entao estava em perfeitas condiçoes, foi propositalmente "abandonado", esquecido, jogado ao lado, pelas "otoridades" que optaram pelos trens de carga.

Tem material identico abandonado, com carros do trem de Prata em perfeitas condicoes, apodrecendo  em Francisco Bernardino, em Juiz de fora e em BH...

E tem muitos vagoes de carga abandonados por ai. Alguns sao da extinta RFFSA que nao serviam aos interesses dos novos operadores.

Os vagoes  estragados, tombados que a materia mostra  no Estado de Sao Paulo, parte pertencia a RFFSA e parte (os mais novos) a ALL,  que eh considerada uma das piores operadoras. Visa o lucro acima de tudo e a qualquer preco...

Contudo, uma coisa e certa. Quer por conta de embargos do Ministerio Publico, ou da AGU, ou TCU, a verdade ´e que a justica colocou todo material rodante abandonado numa vala comum: quer sejam locomotivas, carros de passageiros, vagoes de carga, quer estejam em boas condicoes, acidentados, enferrujados. Acham que tudo pode tre valor hist´orico, e por isso nao dao, nao vendem e nem emprestam. Deixam estragar. 

Concluindo, ha vários culpados, não só a ALL.

At// Antonio Pastori

 

Edição do dia 17/01/2014

17/01/2014 10h33 - Atualizado em 17/01/2014 10h33

Mendigos e usuários de drogas se abrigam em vagões abandonados

 Link para a reportagem:

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/01/mendigos-e-usuarios-de-drogas-se-abrigam-em-vagoes-abandonados.html

Em várias cidades, vagões de trem estão abandonados há mais de 20 anos.

Equipamentos corroídos pelo tempo colocam em risco saúde de moradores.

Em várias cidades do país, vagões de trem estão abandonados há mais de 20 anos. São toneladas de sucata que ninguém recolhe.

Mais de 80 vagões abandonados há quase 20 anos. Uma área em Santos Dumont, no interior de Minas Gerais, se transformou em um cemitério de trens. Lá era feita a manutenção das máquinas da antiga Rede Ferroviária Federal, extinta no fim da década de 90, quando a malha foi privatizada.

O tempo também parece ter parado em antigas estações de várias cidades do interior de São Paulo. Em Araçatuba, dezenas de vagões estão se deteriorando. Em Bebedouro, 51 vagões parados desde 2001 servem de abrigo para mendigos e usuários de droga.
Só em um trecho de pouco mais de 500 metros, em São José do Rio Preto, a equipe do Bom Dia Brasil contou 30 vagões abandonados. Também há muitas peças já enferrujadas espalhadas pelo local. É praticamente um depósito de ferro velho.

Uma vizinhança nada bem-vinda para quem mora perto e que coloca em risco a saúde de todos. O acúmulo de água é um risco para a cidade que, em 2013, teve mais de 18 mil casos de dengue.

Em um condomínio que tem vista para o cemitério de vagões, vivem quase duas mil pessoas. “É bem perigoso, a gente fica preocupado com a saúde das crianças, porque elas querem brincar, querem correr. Tem bichos, tem escorpião, tem dengue”, afirma a dona de casa Tatiane Comar.
No município de Tanabi, os trens corroídos pelo tempo atraem até cobras. Dona Dircelina Sanga foi picada dentro de casa. “Era a jararaca-do-rabo-branco. Quase perdi o pé”, afirma a dona de casa.

A Secretaria de Saúde diz que entrou em contato com a ALL, concessionária que administra a linha férrea em São Paulo, e até hoje nenhuma providência foi tomada.

“Já foi enviado para a ALL mais de 12 e-mails de reclamação, pedindo a retirada. Toda a vez eles respondem dizendo que vão retirar, que precisam de 30 dias, de 40 dias. A gente dá os prazo, só que até hoje não tira”, afirma Fernando Cardoso Casarin, representante da Secretaria de Saúde.

A ALL disse que segue um cronograma para a retirada dos vagões e toma medidas para prevenir a dengue. O Ibama disse que já notificou e multou a concessionária diversas vezes.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS