Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Artigos
   
  BOA NOVA - Philippe Guédon

Data: 31/05/2020

 

BOA NOVA

Philippe Guédon *

 

Vivemos tempos de preocupação face ao noticiário sobre a pandemia do COVID-19 e a atmosfera gerada pelas medidas de distanciamento social. Criar laços fortes entre pessoas ao longo de uma vida, para em seguida isolar-se das mesmas em nome de nosso afeto é estranho. Mas assim deve ser. Creio que estejamos todos conscientes, à esta altura, que o trio saúde – economia – administração pública estará no centro das atenções de todos nós por um bom tempo à frente, em ordens de prioridade variáveis mas sempre a requerer cuidados.

Também teremos, no âmbito municipal, as eleições do final do ano, provavelmente diferidas por um mês ou pouco mais. Coitadas, serão marcadas por campanhas prejudicadas pelo tufão do vírus; tristeza para alguns atores, alegria para outros, pois sempre há quem se dê melhor com pouca luz. Enquanto busca o povo como perceber todo este poder que dele emanaria, como assegura o belo Princípio Fundamental de nossa Carta Magna, por mais esta eleição ainda não teremos candidatos avulsos e só poderemos votar em quem selecionarem por nós.

A Providência vela: por mais espesso que seja o ruço no meio do qual nos movemos, há sempre luzes fortes a brilhar para consolar os corações aflitos. E tenho a alegria de contar aqui, em prosa eis que não saberia versejar, um cordel de bater palmas sem reservas, esquecido de tanta notícia ruim do nosso dia a dia. Seguinte: temos em Petrópolis uma Faculdade de Medicina, a FASE, Faculdade Arthur Sá Earp. Todos nos acostumamos a olhar o belo parque onde se localizam as suas instalações, na Barão do Rio Branco. E nos enchemos de orgulho compartilhado. O que talvez nem todos saibam é que o Ministério da Educação baixou uma Portaria, nº 482, publicada no DOU do dia 15 de maio 2020.

Vejam que coisa linda relata esta Portaria: o Ministério baseou-se em cinco critérios (Planejamento e avaliação institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas acadêmicas, Políticas de gestão e Infraestrutura física) para definir o Conceito Institucional total. Nota: 5, cinco, máxima possível. A Câmara de Educação Superior do Ministério aprovou o voto do Relator por unanimidade em 19.02.2020 e a Portaria concedeu às Faculdades da FASE o honrosíssimo título de Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto. O que permitirá que as futuras expansões e iniciativas do Centro Universitário sejam acolhidas pelas autoridades federais com muito maior agilidade.

Penso que muitos moradores de nosso belo Município desejarão se unir a este velho escriba para apresentar os mais sinceros parabéns à Diretora Geral Maria Isabel de Sá Earp Chaves e ao Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Prof. Paulo César Guimarães, pelo reconhecimento do Ministério ao mérito do notável trabalho realizado, ano após ano, desde os tempos da Estrada da Saudade.

Continuaremos a citar com mais entusiasmo ainda o “nosso” Centro Universitário, que oferece ao país tantos profissionais de alta competência. D. Pedro II, a Princesa Isabel, Santos Dumont, o LNCC, o Centro Universitário e outros mais também são brasões a nos levar “altiora semper petens” (buscando sempre o mais elevado). Bom ser petropolitano, não acham?

Toquem o Hino!

 

 

* Coordenador da Frente Pró Petrópolis - FPP




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS