Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Artigos
   
  Gab Gomes, empreendedor urbano: ‘A utopia serve para a gente caminhar’

Data: 26/02/2015

 

 

Gab Gomes, empreendedor urbano: ‘A utopia serve para a gente caminhar’

Inglês, filho de brasileiros já jogou golfe nos buracos de rua de Porto Alegre e, no carnaval, sinalizou lixeiras de Santa Teresa com réplicas de marcações do Google

POR 

“Nasci em Londres, fui morar no Sul, minha mãe é carioca, meu pai pernambucano. Estou no Rio há um ano. Sou do Múrmura e do coletivo Shoot the Shit, que nasceu de uma insatisfação profissional. Sou um ex-publicitário que passou a trabalhar com projetos de impacto social e urbano”

Conte algo que não sei.

Existe uma nova maneira de melhorar nossa cidade, através de microrrevoluções urbanas. Poucas pessoas têm o hábito de pensar a função delas na cidade. Criamos esse termo como uma característica de projeto simples, viável, replicável e barato. Desperta nas pessoas um senso de pertencimento àquele local. No momento em que a gente consegue mexer num local, a gente se sente dono dele.

O brasileiro tem uma visão distorcida do espaço público?

As pessoas em geral confundem ninguém ser dono com todo mundo ser dono. Tudo que é público é de todo mundo. Com a internet, é possível disseminar mais informações sobre coisas simples, possíveis de fazer em casa para melhorar não só a cidade, o que parece ser muito distante, mas melhorar também a sua rua. De pouquinho em pouquinho.

Que microrrevoluções interessam você?

Para falar disso eu trago o exemplo do Múrmura, um projeto que trabalha esse conceito. É muito mais fácil cada pessoa cuidar um pouco da cidade do que uma organização centralizar todo o dever de cuidar. A gente acredita que o mundo precisa de mais pessoas que façam, não mais pessoas que fiquem dando ideias. Melhor do que mil ideias são quinze ações.

Que tipo de intervenções já fizeram?

A mais famosa é a “Que ônibus passa aqui?”, um adesivo colaborativo que colocamos nos pontos de ônibus de Porto Alegre, onde as linhas que passam por cada ponto foram escritas pelas pessoas. O máximo que já gastamos num projeto foi R$ 200.

O que é uma cidade inteligente para você?

Uma cidade inteligente usa a informação que a população gera e consegue, com baixo investimento, solucionar os problemas. Não necessariamente é uma cidade com metrô, com BRT, com prédios sustentáveis. Eu prefiro falar em cidades criativas, que oferecem ao cidadão o acesso à surpresa, a se empolgar na cidade. Para mim, uma cidade criativa convida o cidadão a estar na rua, não no shopping.

Em que modelo de cidade você sonha morar?

Confesso que estou bastante deslumbrado com o Rio como morador, mas me dói dizer que me sinto muito afastado de várias zonas da cidade. Talvez ela não seja a ideal porque sei que, enquanto me locomovo bem, tem gente que passa mais de uma hora no metrô para ir trabalhar.

Qual a cidade ideal?

Tecnologicamente, uma cidade de que gosto muito é Londres. Antropologicamente, é o Rio. Geometricamente, gosto mesmo é de Brasília.

Tem uma pitada de utopia nas suas ideias? Tem que ter?

Com certeza, a utopia serve para a gente caminhar. Tem esse lado romântico, ingênuo, pode ser que os grandes empresários achem que estamos de brincadeira, mas não é o que os fatos demonstram. Esse olhar utópico é o que dá força, porque precisamos de mais gente que faça, e não de gente que fique reclamando.

Ideias como a do bloco que invadiu o Santos Dumont são formas de o carioca se apropriar da cidade?

Isso é lindo. Fico imaginando o que eu pensaria se chegasse de viagem naquele momento, que o Rio de Janeiro é a cidade mais incrível do mundo. Esse é o sentimento que a gente precisa ter mais, de que os espaços são nossos.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/conte-algo-que-nao-sei/gab-gomes-empreendedor-urbano-utopia-serve-para-gente-caminhar-15439636#ixzz3Ss8lQH3O 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS