Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Artigos
   
  EIA, 2016!

Data: 27/12/2015

 

 

EIA, 2016!

Philippe Guédon

 

Desejo para 2016:

 

01 – Que o Senador Paulo Paim encontre eco para a sua PEC 16/2015, que acolhe o candidato avulso. A malandragem criou dois colégios eleitorais, gerou o monopólio partidário na seleção dos candidatos e ainda repassou aos partidos os representantes que eram do povo. Que ficou órfão. Monopólio é crime, mas a Lei é complacente.

 

02 – Que o nosso Prefeito e sua Equipe continuem realizando o belo trabalho na Educação e na Saúde. Também somos fãs de algumas áreas mais, como Defesa Civil, Controle Interno e INPAS.

 

03 – Que todo cidadão - mormente se vereador - leia o Estatuto da Cidade, nº 10.257/01. Trata de planejamento municipal, de participação e de orçamentos, três calcanhares de Aquiles.

 

04 - Que a Câmara entenda que pode ser mais eficiente economizando 80% da fortuna que torra hoje. Limite os vencimentos dos vereadores a indenizações de até um salário mínimo. Gente da melhor qualidade se candidatará, creiam. E troque a enorme máquina paradona por um corpo de servidores de qualidade, sem mais essa de “gabinetes” pretensiosos.

 

05 – Que rejeitemos os “Planos de Governo”, inutilidade que ou repete ou confronta o Plano Diretor. Executivo é para executar, não inventar.

 

06 – Que o Poder Executivo enfrente suas graves falhas: a) reforma administrativa, extinguindo tudo que não for indispensável; b) revisão dos RH, ressuscitando a Comissão (CARAM) que mandou calar em 2007; c) revisão do RPPS que nos leva à insolvência, com a participação dos Servidores do Quadro, conscientes que a “quebra” do Município os ameaça e às suas famílias; d) imediata criação do INK, autarquia participativa para planejar Petrópolis, incluindo o povo no seu Conselho. Mandatários por 4 anos não têm legitimidade para planejar adiante.

 

07 – Que deixemos de ser trouxas. O escândalo da prorrogação do contrato da Águas do Imperador, a ineficácia no Cuiabá, as UPAs, os BNHs, a NSS, são exemplos de escândalos que aguardam providências dos fiscais da Lei. Exceções aplaudidas, fica a inércia da turma do poder/dever.

 

08 – Que ninguém vote em partido que só cuida do povo quando das campanhas. Erva de passarinho, já temos quanto baste por aqui.

 

09 – Que a Câmara eleja o Ouvidor do Povo (arts. 6º e 7º da LOM). Pois está prevaricando, com a leniência de todos os Fiscais da Lei responsáveis.

 

10 – Que paremos de votar cidades-irmãs e honrarias ocas. Ganhei a Medalha de Koeler por participar, e me impedem de fazê-lo; Mérignac e Sintra nem sabem que existimos...

 

11 – Que voltem a Primavera de Petrópolis, o Orçamento Participativo, o CARAM, a Ouvidoria do Povo, o INK.

 

12 – Que a gratuidade dos transportes de nossas crianças e jovens no trajeto casa-escola seja custeada por todos, não só pelos passageiros, parcela que luta com mais dificuldades.  É o sistema Hood Robin, tira de quem não tem para beneficiar quem tem.

 

13 – Que nos revelem os benefícios da dupla contabilidade imposta pelas “cidades sustentáveis”.

 

14 – Que a Câmara proceda à leitura pública da Lei Orgânica, e apure o percentual descumprido.

 

 

15 – Que as autoridades efetuem o “Sobrevôo da Vergonha” do Vale do Cuiabá e filmem as coroas dos morros carecas. Somos o amanhã de Mariana.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS