Petrópolis, 25 de Abril de 2024.
Matérias >> Poder Legislativo Mun.
   
  Mustrangi tomou posse na Câmara

Data: 06/01/2009

Os vereadores, o prefeito e o seu vice foram empossados na manhã do dia 1o de janeiro, em uma Câmara Municipal lotada. Em seu discurso de posse, o prefeito Paulo Mustrangi repetiu o seu mote de campanha, dizendo que será o prefeito da saúde e que será o prefeito de todos, "dos que votaram e dos que não votaram em mim". Mustrangi também anunciou a criação do Instituto Koeler e aproveitou a ocasião para alfinetar o seu antecessor, afirmando que "não podemos permitir que obras sejam feitas sem estudos, sem planejamento, sem diálogo com a sociedade".

 

Apesar da capacidade de 90 pessoas, mais de cem pessoas lotaram o plenário da Câmara Municipal para acompanhar a posse dos eleitos. O mais aguardado era o prefeito. Da tribuna e encharcado de suor, Mustrangi frisou que o seu governo será de mudança e que a população sempre acompanha o trabalho dos seus administradores, manifestando-se nas eleições.

 

"Vivemos um tempo de mudanças. Um tempo de transformações. Hoje, a população está atenta a cada gesto, a cada trabalho, benfeitorias ou deslizes políticos. Os resultados das últimas eleições nos provaram isso! A população fica em silêncio, observa, e na hora de dar seu voto, de decidir quem cuidará de seus interesses, sabe distinguir quem honra com os compromissos assumidos, dos que não entendem seu verdadeiro papel político", disse o prefeito.

 

Mustrangi também salientou que a criação do Instituto Koeler será para o planejamento de Petrópolis "nos próximos 30, 40, 50 anos".

 

"Para governar bem é preciso ter responsabilidade com o patrimônio público porque quem paga o preço do descaso é a população, que paga seus impostos, e têm o direito de viver numa cidade planejada e bem cuidada, independentemente de divergências políticas e partidárias", afirmou.

 

O prefeito também citou a sua trajetória política, desde a militância estudantil no Colégio EPA, passando pela presidência do Sindicato dos Bancários, a criação da Associação de Moradores do Itamarati, os dois mandatos como vereador de Petrópolis e um como deputado estadual, até a sua eleição para prefeito. Segundo ele, a sua preocupação com o ser humano sempre esteve presente.

 

"Durante toda minha campanha, caminhando por cada rua, cada bairro dessa cidade, assumi um compromisso com a população de transformar Petrópolis numa cidade feliz com o ser humano em 1o lugar! Sei que é impossível transformar uma cidade em quatro anos, mas quero poder iniciar este processo. Junto com minha equipe, não medirei esforços para que isto aconteça", completou o novo prefeito.

 

Discurso de posse do prefeito de petrópolis, Paulo Mustrangi

 

"Excelentíssimo Sr. Presidente em exercício da Câmara Municipal de Petrópolis, vereador Osvaldo do Vale; Excelentíssimos Srs. Vereadores; Excelentíssimo Sr. Vice Prefeito, Osvaldo Costa Frias, Excelentíssimo Srs. Deputado Federal Leandro Sampaio.

 

Autoridades Religiosas, senhoras e senhores presentes a este ato de posse.

 

É cheio de emoção, com muita honra e alegria que volto a esta casa Legislativa, na qual fui vereador por dois mandatos e presidente da Mesa Diretora, para ser empossado hoje como o novo Prefeito de Petrópolis. Aqui aprendi muito do que sei sobre política e fiz amizades!

 

Desejo sorte a todos os vereadores que também iniciam hoje mais um mandato, acreditando que Executivo e Legislativo devem caminhar juntos para a construção de uma Petrópolis mais justa, humanizada e com oportunidades para todos!

 

Agradeço a Deus por me dar hoje a oportunidade de ser o primeiro Prefeito eleito de Petrópolis, nascido de uma família operária.

 

Como todos sabem, não venho de família tradicional de políticos.

 

Comecei minha atuação política ainda quando estudante do Colégio EPA, no Grêmio Estudantil. Depois, já como bancário, participei do movimento em defesa dos empregos dos trabalhadores do então Banco Sul Brasileiro, que estava sob intervenção e, a partir daí, iniciei minha trajetória como dirigente sindical. Fui presidente do Sindicato dos Bancários e, lá, implementamos a visão do sindicato cidadão, preocupado não só com os direitos trabalhistas, mas, sobretudo, com os problemas da cidade onde vivem as trabalhadoras e trabalhadores.

 

Neste mesmo período, participei ativamente do movimento comunitário em meu bairro, através da criação da Associação de Moradores do Itamarati e da zonal das associações daquela área que muitos benefícios e avanços trouxeram para a Região.

 

Foi a vida e minha vontade de fazer sempre o melhor para o próximo e por nossa cidade, que me trouxeram até aqui. Uma caminhada cheia de desafios e aprendizados, com vitórias e derrotas, mas sempre marcada pelo espírito de trabalho coletivo, leal, fraterno, sincero e transparente.

 

Agradeço a todas e todos que acreditaram nesta vitória e saíram às ruas para levar nossas propostas. Sem a coragem, fé e perseverança destas pessoas este momento não teria se concretizado.

 

Sempre fiz questão de preservar o carinho de minha família e os valores praticados por ela: a fé; ser fiel com todos que amamos; respeitar todos, sem discriminações; e ter sempre ética e dignidade.

 

Tive a oportunidade de compartilhar esses ensinamentos de minha família dentro do Partido dos Trabalhadores, partido político pelo qual fui eleito duas vezes vereador, deputado estadual e agora Prefeito de Petrópolis.

 

No PT, ganhei vários amigos, companheiras e companheiros, muitos hoje aqui presentes, que sempre estiveram comigo na militância por justiça social e na defesa dos legítimos interesses do nosso povo. Muitos deles farão parte do meu governo e estarão mais uma vez ao meu lado, neste que será nosso maior desafio!

 

Foi no PT também que aprendi a unir diferenças, a construir parcerias, a fazer alianças através do diálogo permanente e a respeitar novas idéias e propostas.

 

Foi com este aprendizado, que construímos essa aliança vencedora do PT com o PPS, do meu amigo de infância e hoje deputado federal Leandro Sampaio.

 

Aliança esta que, fique registrado, foi construída sem nenhuma pré-condição, que não fosse a de trabalhar para fazer o melhor para o nosso povo.

 

Vencemos pela vontade popular, de 110 mil 154 eleitores que me trouxeram até aqui, acreditando na Mudança, e com a Esperança de uma Petrópolis com oportunidades para todos!

 

Agora, passado o momento eleitoral, afirmo que serei o prefeito de todos, dos que votaram e dos que não votaram em mim.

 

Chego hoje para essa solenidade de posse, com a consciência de minha imensa responsabilidade.

 

Durante toda minha campanha, caminhando por cada rua, cada bairro dessa cidade, assumi um compromisso com a população de transformar Petrópolis numa cidade feliz com o ser humano em 1o lugar!

 

Sim, porque TODA A PESSOA precisa ter a chance de SER FELIZ !

 

E, para SER FELIZ, é preciso ter acesso a um sistema de Saúde de qualidade; a uma Educação transformadora; à Habitação e à oportunidades de Emprego.

 

Sei que é impossível transformar uma cidade em quatro anos, mas quero poder iniciar este processo. Junto com minha equipe, não medirei esforços para que isto aconteça.

 

Vamos criar um instituto, o Instituto Koeler, para planejarmos Petrópolis para os próximos 30, 40, 50 anos. Não podemos permitir que obras sejam feitas sem estudos, sem planejamento, sem diálogo com a sociedade.

 

Para governar bem é preciso ter responsabilidade com o patrimônio público porque quem paga o preço do descaso é a população, que paga seus impostos, e têm o direito de viver numa cidade planejada e bem cuidada, independentemente de divergências políticas e partidárias.

 

Assumo hoje meu cargo de Prefeito de Petrópolis com esse compromisso: o de iniciar, inspirado pelo legado de Koeler, o planejamento de uma Petrópolis organizada, agradável e que seja orgulho do seu povo.

 

Falei em toda a campanha e reafirmo agora: vamos inverter prioridades; cuidar do ser humano e serei, a partir de hoje, o Prefeito da Saúde!

 

Aos servidores públicos, nosso maior patrimônio, quero dizer que seremos parceiros na construção desta nova forma de governar.

 

Com humildade, seriedade, transparência e diálogo permanente com a sociedade conseguiremos cumprir com os nossos compromissos!

 

Neste desafio, não estou só! Conto com o apoio de minha família, minha esposa Marileine, minha filha Raíza, minha mãe Sueli. Tenho ao meu lado o meu Vice-Prefeito, Oswaldo Costa Frias, que esteve presente em todos os momentos desta histórica caminhada; minha equipe de governo, minhas amigas e meus amigos e, com certeza, conto com a confiança e o apoio de todos os moradores dessa cidade que querem sim uma cidade melhor!

 

Assumo aqui, diante dos 15 vereadores eleitos, e de todos os presentes, um compromisso de parceria. Acredito nos princípios da autonomia e independência dos poderes . Mas, estou convicto de que o Legislativo, em sua missão constitucional, deve auxiliar o Executivo na condução de políticas públicas que beneficiem o município. Por isso, conclamo os Srs. Vereadores a trabalharmos juntos pelo bem comum da nossa cidade e de seus moradores.

 

Vivemos um tempo de mudanças. Um tempo de transformações. Hoje, a população está atenta a cada gesto, a cada trabalho, benfeitorias ou deslizes políticos.

 

Os resultados das últimas eleições nos provaram isso! A população fica em silêncio, observa, e na hora de dar seu voto, de decidir quem cuidará de seus interesses, sabe distinguir quem honra com os compromissos assumidos, dos que não entendem seu verdadeiro papel político.

 

Portanto, Vice-Prefeito, Oswaldo Costa Frias, e Srs. Vereadores e equipe de governo, nossa responsabilidade neste momento histórico, perante o povo de Petrópolis é enorme e eu os convoco a enfrentarmos juntos os desafios de trabalharmos incessantemente pelo bem da cidade.

 

Hoje, 1o de janeiro, é Dia Mundial da Paz!

 

Meu coração está aberto e cheio de vontade de fazer o bem e cuidar do próximo. Tenho muita fé em Deus e a certeza de que só cuidando do ser humano, de forma integral, construiremos uma cidade de paz e de amor, justa,fraterna e igualitária.

 

PEÇO A BENÇÃO DE DEUS PARA NOSSA CIDADE E, EM ESPECIAL, PARA ESTA NOSSA NOVA CAMINHADA!!!!

 

QUE ELE NOS ILUMINE E NOS DÊ A FORÇA!!!!

 

À TODOS, O MEU MUITO OBRIGADO!!!!"

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis – 3 de janeiro de 2009.

Autor: Vinícius Henter




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS