Petrópolis, 23 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Morre aos 88 anos Philippe Guedon, fundador do Partido Humanista da Solidariedade (PHS)

Data: 25/10/2020

 

Morre aos 88 anos Philippe Guedon, fundador do Partido Humanista da Solidariedade (PHS)

Philippe morava em Petrópolis e estava em casa. Segundo um familiar, por volta das 09h da manhã deste domingo (25), após tomar o café da manhã ele sentou em uma poltrona para ler o jornal e sofreu um infarto fulminante.

Por Leonardo Libanio - G1 Região Serrana

25/10/2020 13h32 Atualizado há 19 horas


O fundador do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Philippe Guedon, morreu aos 88 anos na manhã deste domingo (25) em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Segundo um familiar, após tomar o café da manhã, por volta das 9h, Philippe foi ler o jornal em uma poltrona e sofreu um infarto fulminante.

Ainda de acordo com o familiar, ele chegou a ser levado para uma unidade médica da cidade mas já estava morto.

Philippe, faleceu no Dia da Democracia.

“Ele recentemente escreveu um livro sobre democracia, e faleceu justamente no dia em que é celebrado o Dia da Democracia”, disse ao G1 uma das filhas.

O corpo será cremado e não haverá velório. A cerimônia será nessa segunda-feira (26) no Cemitério São João Batista, onde estão enterrados os pais de Philippe.

Guedon deixa sete filhos, 12 netos e quatro bisnetos e a viúva, Lucia Guedon, com quem esteve casado por 63 anos.

Na noite de sábado, umas das filhas do político cortou os seus cabelos, ainda segundo o familiar, ele estava muito animado, fazia planos de tomar vinho neste domingo (25).

Há 16 anos, Philippe teve um problema cardíaco, o que o submetia ao uso de oxigênio. Na época, os médicos deram apenas cinco anos de vida, disse uma das filhas.

Ainda segundo uma das filhas, Philippe estava na ativa, trabalhando na Frente Pró-Petrópolis (FPP). Dias atrás, recebeu um e-mail do pai com instruções de trabalho.

Em 2018, durante as eleições, Philippe, com 86 anos na época, teve que subir as escadas sentado para votar. Na ocasião, a seção em que votava foi transferida para um local sem acessibilidade.

 

Philippe Guedon de Petrópolis, RJ, subiu as escadas sentado para votar no 1º turno das eleições  — Foto: Foto: Claudia Guédon / Arquivo Pessoal

Philippe Guedon de Petrópolis, RJ, subiu as escadas sentado para votar no 1º turno das eleições — Foto: Foto: Claudia Guédon / Arquivo Pessoal

 

Na ocasião, ele contou ao G1 sobre o esforço que fez para exercer a cidadania.

"O ato de votar, ter uma opinião, é a ideia da democracia. Nunca perdi uma eleição, nunca justifiquei ausência e acredito que o voto é questão de participação, que é o que defendo", disse Guedon, afirmando que subiu degrau por degrau, parando para recuperar o fôlego.

Nascido na França, Philippe se mudou pela primeira vez para o Brasil em 1935. Depois disso, voltou em 1950 para o país europeu e retornou ao Brasil em 1957, mantendo residência no Rio de Janeiro.

Em Petrópolis, chegou em 1974 e foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do distrito de Itaipava, onde foi o primeiro a criar uma Associação de Moradores da região.

Entre os anos de 1989 e 1992 foi vereador da cidade. Em 1994, começou a planejar o PHS, partido que recebeu o registro definitivo em 1997. Até 1999 foi presidente do PHS. Porém, em 2011 se desligou do partido.

Em nota, a Prefeitura de Petrópolis decretou luto oficial de três dias.

"Guedon deixa um legado político importante num período em que a democracia se faz mais presente. A Prefeitura lamenta e presta condolências à família." completou a nota.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS