Petrópolis, 20 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Medidas de restrição em Petrópolis são prorrogadas até o dia 24 de maio

Data: 09/05/2020

 

Medidas de restrição em Petrópolis são prorrogadas até o dia 24 de maio


O prefeito Bernardo Rossi anunciou neste sábado (9) que todos os decretos municipais que têm como objetivo o combate ao coronavírus foram estendidos até o dia 24 de maio. 

A medida foi tomada após recomendação de diretores de hospitais e especialistas, para evitar mais mortes e um colapso no sistema de saúde, já que os casos da doença têm crescido no município. “Temos visto municípios entrarem em colapso com o relaxamento das ações de prevenção. A nossa prioridade agora é a saúde dos petropolitanos. O isolamento social é fundamental nesse momento. Ouvimos muitos médicos, especialistas e quem tá na linha de frente para tomar essa decisão”, frisa o prefeito.

Segundo o prefeito, a situação do município vem sendo analisada a cada dia. Após a avaliação da equipe do governo e especialistas, uma nova prorrogação ou até mesmo medidas mais restritivas também não estão descartadas. Todas as ações serão tomadas de acordo com a curva da doença na cidade.

“A gente vai continuar medindo a curva dia a dia. Já temos um plano pronto para a volta gradual do comércio após o fim dos decretos, mas isso vai depender muito de como vai estar a curva, do quanto os decretos serão respeitados. A prioridade é salvar vidas e evitar a proliferação desenfreada da doença. Os números nos mostram que precisamos frear essa curva. E isso só vai ser possível com a colaboração de todos, com as pessoas ficando em casa”, completa Bernardo Rossi.

Os decretos atuais terminariam nesta segunda-feira (11.05). Com a prorrogação continua proibido a realização de eventos com aglomeração de pessoas; a suspensão das aulas nas unidades escolares; o fechamento de academias, clubes, cinemas, teatro, parques e pontos turísticos; a restrição ao funcionamento de restaurantes (que podem atender com delivery) e bares; a circulação de ônibus e vans vindos de outros municípios; o uso de máscaras pela população; entre outras medidas adotadas desde 13 de março.

O comércio de serviços não essenciais continua com as portas fechadas e podem atender apenas no sistema de entregas. Esta medida não inclui mercados, farmácias, lojas de produtos veterinários e ração, postos de combustíveis, distribuidoras de água e gás, oficinas mecânicas e borracharias, lojas de materiais hospitalares e serviços de saúde. Também podem funcionar os materiais de construção.

“É fundamental, agora, que as pessoas entendam que só vamos conseguir enfrentar e superar essa doença juntos. São medidas duras, mas necessárias para preservar a vida dos moradores da nossa cidade. O isolamento é hoje a melhor prevenção”, explica a secretária de Saúde, Fabiola Heck. 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS