Petrópolis, 20 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Disque denúncias recebe informações sobre desrespeito a recomendação de distanciamento social em Petrópolis

Data: 23/04/2020

 

Disque denúncias recebe informações sobre desrespeito a recomendação de distanciamento social em Petrópolis

Luanna Motta - Redação Tribuna de Petrópolis


Desde o dia 16 de março, data do primeiro decreto que faz determinações (?) de distanciamento social em Petrópolis, o Dique Denúncia recebeu 38 denúncias com informações sobre desrespeito aos decretos. Os bairros onde estão concentrados o maior número de denúncias é o Centro, Itaipava e Quitandinha.

A maior parte das informações são relacionadas a aglomerações, funcionamento irregular e estabelecimentos vendendo produtos com preços abusivos. Ao todo, foram feitas denúncias de irregularidades em 19 localidades no município. O cenário tem se repetido em todo o estado. Nesta semana, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio de seu Centro de Pesquisas (CENPE/MPRJ) apresentou um diagnóstico das denúncias relacionadas ao Covid-19 recebidas pelo Disque-Denúncia no período de 16 de março e 9 de abril deste ano.

Neste período, foram pouco mais de 6 mil denúncias no estado, cerca de 96% são sobre desrespeito a recomendação de distanciamento social, que noticiam aglomerações, funcionamento irregular de estabelecimentos e questões trabalhistas. Os dados apontam que 60% dos relatos de aglomerações são sobre concentração de pessoas em empresas, comércios, bares e restaurantes. Inicialmente houve elevado registro de denúncias em empresas, tendo diminuído a partir da primeira semana, com subsequente crescimento de relatos sobre bares, restaurantes e comércios.

"O monitoramento dos dados do Disque-Denúncia é essencial para o MPRJ entender que ações e medidas precisam ser reforçadas no combate a epidemia. Em particular, a análise permite acompanhar quais os principais problemas relatados, em que locais mais se desrespeita as medidas e como o cumprimento de medidas tem variado nas últimas semanas", afirma a coordenadora do CENPE, Joana Monteiro.

 

(?) Destaques do editor deste site.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS