Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Petrópolis manterá comércio fechado pelo menos até o dia 6 de Abril

Data: 29/03/2020

 

Petrópolis manterá comércio fechado pelo menos até o dia 6 de Abril


O prefeito Bernardo Rossi confirmou que o comércio seguirá fechado nesta semana, em função das ações preventivas que visam frear a disseminação do coronavírus. O decreto que regulamenta a questão, autorizando apenas o funcionamento de padarias, mercados, farmácias e outros estabelecimentos da área de saúde ou considerados essenciais, segue em vigor até 6 de abril. Já a antecipação das férias escolares na rede municipal de ensino, primeira medida anunciada pelo governo municipal, previa a suspensão das atividades escolares por 15 dias. A medida vale até esta segunda-feira (30) e tudo indica que o prefeito vai anunciar novas ações nesta data.

Neste sábado o prefeito Bernardo Rossi acompanhou o trabalho de controle sanitário que está sendo realizado nas principais entradas da cidade. Ele esteve no Bingen, onde agentes de saúde, com apoio da Guarda Civil e da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SSOP), fazem a triagem de pessoas que estão vindo para Petrópolis. Desde terça-feira (24.03), por determinação de decreto municipal, apenas moradores de Petrópolis estão autorizados a entrar na cidade. Veículos de outros municípios são abordados e questionados a respeito da origem e destino da viagem, o motivo de deslocamento e o estado de saúde.

Em virtude da pandemia de coronavírus, que já conta com mais de 600 mil infectados e mais de 29 mil mortes no mundo, o governo municipal vem adotando uma série de medidas para conter o avanço da Covid-19. Além do controle sanitário, decretos suspenderam viagens de linhas intermunicipais e restringiram o funcionamento do comércio (permitindo apenas a manutenção de serviços essenciais como mercados, farmácias, padarias, casas de ração e oficinas). São medidas voltadas para a redução da circulação de pessoas, seguindo a recomendação do isolamento social defendida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como a forma necessária para frear o avanço do vírus.

“Nós escolhemos o caminho de salvar vidas aqui em Petrópolis e proteger nossa população. Os cientistas e especialistas em saúde já provaram o quanto o Coronavírus é contagioso e se alastra muito rapidamente”, destaca o prefeito, que ressalta ainda que está atento ao cenário provocado pela doença em outras cidades do Brasil e do mundo. “E é o que nós estamos vendo nos países que negligenciaram a letalidade da doença. Milhares de mortes todos os dias. É muito sério! As medidas que tomamos logo no início foram são necessárias para que não haja um pico de pessoas contaminadas, todas ao mesmo tempo, em nosso município”.

Leia também:

Acordo entre rodoviários e sindicato mantém empregos, mas empresas não garantem operação dos ônibus (https://tribunadepetropolis.com.br/acordo-entre-rodoviarios-e-sindicatomantem-os-empregos-mas-sem-ajuda-da-prefeitura-empresas-nao-garantem-operacao-doservico)

Ministério da Saúde diz que 90% das vítimas fatais por Covid-19 tinham acima de 60 anos (https://tribunadepetropolis.com.br/ministerio-da-saude-diz-que-90-das-vitimas-fatais-porcovid-19-tinham-acima-de-60-anos)

Um dos pontos fundamentais, defendido por especialistas, é que a velocidade de propagação do vírus gera um número de infectados e doentes que ultrapassa a capacidade de atendimento do sistema de saúde de qualquer país – o que agrava o número de mortes causadas pela doença. Na quinta-feira (26.03), o Instituto de Doenças e Análises Emergenciais, da Imperial College de Londres, Reino Unido – corpo técnico que presta consulta diretamente a OMS, divulgou uma nova pesquisa sobre o avanço da Covid-19. Nela, já levando em consideração as ações de mitigação como as que vem sendo adotadas em Petrópolis. Segundo o estudo, que analisou o Brasil, as medidas de redução da circulação de pessoas e aumento de leitos hospitalares podem ter reduzido a estimativa de mortes. Uma queda de centenas de milhares, para dezenas de milhares.

Ciente do cenário econômico, causado pela pandemia, o prefeito de Petrópolis ressaltou que a “preocupação é também proteger a economia”. No entanto, ele chama a atenção para o fato de que “se a doença sair do controle, as consequências econômicas podem ser ainda mais desastrosas”. “Imagine se os funcionários de um comércio ficam doentes, como essas lojas vão abrir? Se o dono fica doente, quem vai tocar seu negócio?”, avalia.

Com base em estudos e dados técnicos, o prefeito informou ainda que as medidas de isolamento social seguem até a data anunciada. “Nosso decreto de fechamento do comércio continua valendo. Temos uma equipe de notáveis, com infectologistas e médicos para avaliar a curva do coronavírus aqui na cidade. Com planejamento e responsabilidade vamos avaliar como o vírus está circulando em Petrópolis para que os petropolitanos possam voltar a vida normal, mas acima de tudo, vamos fazer isso com responsabilidade”.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS