Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Incêndio no centro administrativo da Prefeitura: fogo destrói salas na Barão do Rio Branco

Data: 09/01/2020

 

Incêndio no centro administrativo da Prefeitura: fogo destrói salas na Barão do Rio Branco

Um incêndio, iniciado no primeiro andar do Centro Administrativo da Prefeitura, na Avenida Barão do Rio Branco, destruiu documentos e equipamentos do Departamento da Rede de Atenção Básica, da Secretaria de Saúde. Os bombeiros chegaram a tempo de evitar que o incêndio se alastrasse pelo prédio, que ficou fechado para realização de perícia

 

PMP será notificada pelos bombeiros

JANAINA DO CARMO - Redação Tribuna


Incêndio ocorrido, na noite de terça-feira, destruiu parte do Centro Administrativo que fica na Barão do Rio Branco

O Corpo de Bombeiros vai notificar a Prefeitura para que regularize a situação do Centro Administrativo que não conta com o Certificado de Aprovação (o documento garante o funcionamento da unidade e comprova a existência de medidas de proteção e combate a incêndio e a desastres). Parte do prédio, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, no Centro, foi destruído na noite da última terça-feira (7) durante um incêndio. A Polícia Civil (PC) investiga as causas do fogo. O trabalho da perícia começou, na manhã de ontem, mas ainda não foi concluído. O imóvel, que abriga oito secretarias municipais, continua interditado e não há previsão de quando os atendimentos voltarão ao normal.

O incêndio começou por volta das 20h no Departamento da Rede de Atenção Básica (DAB) localizado no primeiro andar. No momento do fogo, o Centro Administrativo estava fechado e ninguém ficou ferido. Dois guardas civis, que fazem a segurança do espaço, estavam no local na hora em que o incêndio começou. Foram eles que acionaram o Corpo de Bombeiros. “Ainda tentamos controlar o fogo. As portas estavam fechadas, arrombamos, mas não dava mais tempo”, disse um dos guardas. Devido à grande quantidade de fumaça, um dos Gms teve que ser atendido na ambulância dos bombeiros. “Inalei muita fumaça tentando apagar o fogo, mas estou bem”, contou o guarda.

O combate ao incêndio durou cerca de 40 minutos e mais de 10 bombeiros atuaram nos trabalhos. Segundo o comandante do 15º GBM, tenente-coronel Gil Kempers, não houve danos na estrutura do imóvel. “Conseguimos controlar as chamas antes que se alastrasse para o restante do prédio. Como há muito material inflamável, como papel, vamos manter uma equipe aqui para fazer o rescaldo”, disse.

O fogo destruiu documentos e equipamentos, entre eles computadores da superintendência do Departamento da Rede de Atenção Básica. “Não conseguimos entrar para ter uma real noção de tudo que foi destruído, mas a princípio não sobrou quase nada”, disse a secretária de Saúde, Fabíola Heck. A secretaria ressaltou que os atendimentos nos postos de saúde e de toda a rede não foi afetado e que o incêndio prejudicou apenas a parte administrativa. “A rede está funcionando normalmente”, frisou.


Atendimentos das oito secretarias foram transferidos

Sem previsão para liberação do prédio do Centro Administrativo, a Prefeitura anunciou na tarde de ontem que alguns atendimentos das oito secretarias municipais serão transferidos para outras unidades. O prédio abriga a Saúde, a Assistência Social, Obras, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Administração e Recursos Humanos, além do Departamento de Iluminação Pública (que faz parte da Secretaria de Serviços).

Os atendimentos do Cartão Imperial e Aluguel Social foram transferidos para o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do Centro, que fica na Rua Dr. Sá Earp, número 39. Já os atendimentos do Bolsa Família foram levados para o Cras de Itaipava, localizado na Estrada União e Indústria, número 12.860.

Os novos cadastros para transporte de pacientes para tratamentos fora do município podem ser feitos no Protocolo Geral, na Rua Moreira da Fonseca, número 33, no Centro. Os atendimentos do setor de Recursos Humanos aos servidores também foram levados para o Protocolo Geral. Os pedidos de manutenção de iluminação pública continuam sendo feitos pela internet, através do site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) e pelo aplicativo de celular.

O Espaço do Empreendedor está fechado temporariamente, mas alguns dos serviços podem ser feitos pela internet. O Alvará Online pode ser obtido pelo site da Prefeitura assim como a Nota Fiscal Eletrônica. Também está disponível no site o cadastramento de currículos, busca de profissionais ou consultas de vagas disponíveis no Balcão de Empregos. A entrada na abertura de empresas por meio da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro pode ser feita pelo site: www. jucerja.rj.gov.br e o registro do Microempreendedor Individual (MEI) está disponível no Portal do Empreendedor (www. portaldoempreendedor.gov.br).

Os atendimentos ao público das secretarias de Obras e Meio Ambiente estão suspensos. Outras informações podem ser obtidas também no site da Prefeitura.



Fotos:
DADOS MUNICIPAIS
Bombeiros trabalharam à noite e durante parte da madrugada no combate às chamas que atingiram parte do Centro Administrativo da Prefeitura.


 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS