Petrópolis, 18 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal: Petrópolis é a 7ª no ranking das cidades do Estado do Rio

Data: 03/06/2014

 

Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM): Petrópolis é a 7ª no ranking das cidades do Estado do Rio de Janeiro

 

 

Diário de Petrópolis, Terça-feira, 03 de junho de 2014

 

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) para acompanhar a evolução dos 5.565 municípios brasileiros, revelou em sua 6ª edição que cinco dos sete municípios da região registraram evolução, mas mantiveram a classificação de desenvolvimento moderado. Petrópolis está entre os 10 municípios do Estado que mais evoluíram. A pesquisa mostra que o município, ao lado de Areal, teve o melhor desempenho na região, subindo da 14ª colocação no ranking estadual em relação ao estudo anterior, para a 7ª posição neste ano, com IFDM 0,7964. Areal saltou do em 31º lugar para o 11º (IFDM 0,7885).

Com recorte municipal e abrangência nacional, o IFDM avalia as condições de Educação, Saúde, Emprego e Renda de todos os municípios brasileiros. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento.

 

Os resultados obtidos têm base em informações oficiais dos ministérios da Educação, Saúde, Trabalho e Emprego. Nesta edição foram utilizados os dados de 2011, o que permite a comparação do desenvolvimento dos municípios com o ano de 2010 - último ano da primeira década do século XXI. A metodologia foi aprimorada para captar os novos desafios do desenvolvimento brasileiro na segunda década do mesmo século.

 

Primeira colocada no ranking da Representação Regional Serrana (*), Petrópolis se manteve líder na região com avanço nas vertentes Emprego e Renda e Educação. Areal, na segunda posição, também se destacou e foi o único município a apresentar avanço nas três vertentes, incluindo os altos conceitos em Emprego & Renda e Educação.

 

Todas as cidades da região avançaram no IFDM-Educação. Paraíba do Sul foi o que alcançou a melhor avaliação (0,8307), tendo sido considerada com alto desenvolvimento, a única da serra nesse patamar.

 

O IFDM-Saúde, na região, foi a vertente com maior número de municípios com alto desenvolvimento: Petrópolis (0,8448), Areal (0,8418) e Paraíba do Sul (0,8415), com destaque para Areal, que avançou 11% frente a 2010, alcançando, assim, o alto desenvolvimento em saúde básica.

 

Na vertente Emprego e Renda, os municípios da região se concentraram nas classificações intermediárias: quatro apresentaram desenvolvimento moderado, dois registraram desenvolvimento regular e apenas um ficou com alto desenvolvimento: Areal.

 

No ranking geral do estado do Rio, Resende ocupa a primeira posição, com 0,8349 ponto. Em seguida, está Volta Redonda, que se destacou por ser a única cidade a registrar alto nível de desenvolvimento nas três vertentes analisadas pelo IFDM, status conquistado por conta do expressivo avanço no IFDM-Emprego e Renda e à melhora no IFDM-Educação. Já a terceira colocação no ranking estadual é ocupada por Nova Friburgo, seguida do município do Rio de Janeiro, que também ultrapassou a fronteira do alto desenvolvimento devido, principalmente, ao avanço da variável Educação. Entre as capitais brasileiras, o Rio é a 9ª melhor colocada. Japeri manteve-se na última colocação no ranking do estado do Rio. 

 

(*) São 7 os municípios da Representação Regional Serrana: Sapucaia, Três Rios, Paraíba do Sul, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Petrópolis, Comendador Levy Gasparian.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS