Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Novo comandante assume 26ª BPM

Data: 03/12/2013

 

O tenente coronel Marcelo Quinhões assumiu ontem o comando do 26º Batalhão da Polícia Militar de Petrópolis. A solenidade de troca de comando aconteceu na própria sede da corporação. O tenente coronel Rubens Peixoto deixa a cidade para assumir o comando na Barra da Tijuca, no Rio. Antes de sair, ele destacou os recordes que o batalhão conseguiu bater ao longo deste um ano e sete meses que ficou à frente do 26º. Lembrou ainda a redução de crimes como o tráfico de drogas e informou que Petrópolis é a cidade mais segura entre os 15 municípios do estado que tem 200 mil habitantes ou mais. O novo comandante disse que pretende trazer ideias novas, mas vai continuar o trabalho de Peixoto, inclusive contando com o apoio da comunidade.

A solenidade contou com a presença do secretário de Segurança de Petrópolis, Calixto Barbosa, delegados e membros da sociedade civil organizada. Após a solenidade, Quinhões, que veio de Três Rios, disse que entre as dificuldades que terá que enfrentar em uma nova cidade está o “desconhecimento da região”.

- Mas em pouco tempo a gente se adapta. Estamos aqui pra somar, trazer novas ideias, melhorar o que for possível no trabalho da Polícia Militar – explicou ele, lembrando da importância da colaboração da comunidade. - É uma política que nós adotamos no 38º Batalhão (Três Rios); a parceria com a comunidade. Entendo que segurança pública não é só missão da PM, a participação da comunidade é muito importante. Sempre procuro priorizar essa participação. O quartel tem que estar sempre aberto e a comunidade tem que estar fazendo essa parceria. Todos devemos participar, trazer informações, solicitar melhorias, não podemos fechar nosso planejamento sem ouvir o cidadão – completou.

Para Peixoto, essa parceria com os moradores foi fundamental para que a cidade conseguisse reduzir os índices de criminalidade. Além disso, ele explicou como foi a estratégia de policiamento desde que assumiu o batalhão de Petrópolis.

- No primeiro ano, 2012, foi pra ordenar a cidade, reprimir motocicletas irregulares, fazer parceria com guarda municipal pra reprimir som alto, organizar os eventos da cidade, fazer com que a cidade voltasse a ter essa vocação turística.  Em 2013 foi combater o tráfico de drogas, para realmente fazer com que os outros delitos baixassem com a falta de drogas. Tivemos uma média mais de uma prisão por dia – disse ele, que se emocionou durante a passagem de comando. - Estou muito feliz pelo trabalho, mas triste por deixar a cidade. Quem sabe um dia eu volto.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS