Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  UFF iniciará atividades na cidade em 2014 com cursos de Engenharia

Data: 03/12/2013

 

 

O campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Petrópolis começará a funcionar no segundo semestre de 2014, com dois cursos de Engenharia (Produção e Computação). Na estreia da primeira universidade pública no município, serão formadas duas turmas de 35 alunos, que serão admitidos por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A escola funcionará no prédio do Ciep Quitandinha, que será reformado pela Prefeitura.

Segundo o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Airton Coelho, além de ceder o antigo prédio da Faculdade de Medicina, na Estrada da Saudade, para transferência do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), que hoje funciona no Ciep, e para a criação de um Centro Vocacional Tecnológico, a Prefeitura vai investir cerca de R$ 2 milhões no futuro campus da UFF. “Essa é a contrapartida que iremos oferecer para que a unidade possa vir para Petrópolis, além da permuta que fizemos com o prédio”, explicou Airton Coelho.

Outros investimentos devem ser feitos no futuro, já que o município discute com a UFF a possibilidade de os professores que irão ministrar as aulas morarem na cidade.

A permuta com o Governo do Estado também vai permitir a instalação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) na cidade, que oferecerá cursos de formação profissionalizante para áreas importantes da economia local: tecnologia e turismo. O espaço deve ser inaugurado no dia 16 de dezembro e, graças à mudança de endereço, irá aumentar de três para 12, o número de cursos oferecidos. Entre eles, serão oferecidas aulas técnicas de idiomas, recepcionismo, gastronomia, garçom e auxiliar de restaurante, especialidades em que há demanda por profissionais.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS