Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Padre Quinha será lembrado no Prêmio Vultos Petropolitanos

Data: 19/11/2013

 Mais uma edição do concurso “Prêmio Vultos Petropolitanos” da Academia Petropolitana de Letras já tem o resultado da edição 2013. Criado sob inspiração e empenho da acadêmica e diretora Hebe Machado Brasil, o prêmio foi instituído a partir de 1985 e desde então reconhece participantes que enaltecem a memória de personagens, autoridades, empresários, entres outros, que dignificaram a cultura, a arte, a educação, a religiosidade, a ciência, a saúde na Cidade Imperial.

 

Neste ano, a comissão julgadora do prêmio escolheu um trabalho que retratou o trabalho do Padre José Carlos Medeiros Nunes, mais conhecido como Padre Quinha. O autor do texto premiado é o jornalista Marcos Junior Teixeira de Oliveira, ex-aluno da UCP e, atualmente, assessor de imprensa no Brasil do Valle Nevado Ski Resort, maior estação de esqui da América Latina.

 

Durante o evento de premiação no dia 23 de novembro de 2013, às 19h30, na sede da Academia Petropolitana de Letras, vários acadêmicos da APL farão saudações a imortais que já partiram. Carmen Felicetti prestará sua homenagem a Mauro Carrano e Castro e ao Ministro Rocha Lagoa. O advogado Fernando Costa falará sobre o Dr. Jorge Machado, o professor Paulo Cesar Santos contará um pouco sobre Nair de Tefé e a presidente da Academia Petropolitana de Letras, Christiane Michelin, lembrará a saudosa Lauricy de Almeida Santos.

 

O premiado optou por contar um pouco da vida e grandes momentos do conhecido Padre Quinha, falecido em janeiro de 2013. No trabalho, faz uma narrativa poética e utiliza algumas características da poesia, como a rima. “Sempre fui um apaixonado pela literatura e valorizo muito iniciativas e concursos culturais. Como fui muito amigo do Padre Quinha, foi uma forma de homenageá-lo”, diz Marcos Oliveira, que tem diversos prêmios em seu currículo como dois trabalhos premiados pela UNESCO e da APL. Em 2000, escreveu sobre o filólogo Matoso Câmara e em 2002 contou um pouco da vida do primeiro bispo diocesano de Petrópolis, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra.

 

Marcos é formado em marketing pela Universidade Católica de Petrópolis e pós-graduado em comunicação e cultura pela Universidad Internacional Menéndez Pelayo, da Espanha. Em Petrópolis, trabalhou na UCP, Museu Imperial e Mitra Diocesana. Há três anos mudou-se para São Paulo por questões profissionais e atua na área de comunicação corporativa. A Academia Petropolitana de Letras está localizada na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis-RJ.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS