Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Focos de dengue em 11 bairros

Data: 31/10/2013

 

 

Apesar do quarto levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) apontar como baixo risco os índices de infestação da dengue, Petrópolis soma 11 bairros que apresentam foco do mosquito, sendo que em 44% desses locais, os criadouros estavam dentro das residências. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 24 de outubro, registrando um índice de 0.4%. No entanto, mesmo com a queda do índice em relação à última amostragem, que apontava 0.5% em maio deste ano, a Cidade Imperial vem mostrando dificuldades em retomar o índice de 2007, quando registrava apenas 0.1%.

 

Os agentes da Coordenadoria de Vigilância Sanitária percorreram 59 bairros da cidade, onde foram vistoriados 4.821 mil domicílios. De acordo com o resultado da pesquisa, os bairros onde foram encontrados focos do mosquito da dengue são: Valparaíso, Centro, Floresta, 24 de Maio, Cascatinha, Boa Vista, Corrêas, Nogueira, Madame Machado, Vila Rica e Posse.

 

- A população precisa continuar colaborando e trabalhando incessantemente no combate ao mosquito da dengue para evitar aumento do índice, uma vez que grande parte dos focos foi encontrado dentro dos domicílios, alertou o gerente de combate a dengue, Paulo Roberto Mussel.

 

Além da ajuda da população, os agentes de endemias continuam em todo o município, as ações no combate à dengue. O trabalho de prevenção acontece o ano inteiro com vistorias e ações nos locais onde foram encontrados focos do mosquito.

 

A população petropolitana deve ficar atenta aos mitos que envolvem o mosquito como também às formas de evitar que sejam formados novos focos da dengue. Muitas pessoas acreditam que ar condicionado, ventiladores e repelentes são capazes de matar o Aedes Aegypti, assim como as larvas do mosquito só se desenvolvem e m água limpa. Essas são algumas das lendas que não devem ser levadas em consideração. Para evitar que sua casa seja alvo do da dengue, preste atenção nas formas de eliminar o foco.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS