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  Detonações de rochas na subida da Serra: primeira interdição durou 12 minutos

Data: 29/10/2013

 

 

Na manhã desta terça-feira (29), começou na Br-040 o processo de detonação de rochas, para a abertura do túnel que irá interligar os trechos dos quilômetros 87,5 e 79 da pista de descida da Serra de Petrópolis, no que irá compor em 2016 o trajeto da nova pista de subida da Serra. 

Por volta das 10h, a Rodovia Federal foi interditada no trecho do km 87. A previsão da concessionária era de que a passagem de veículos fosse impedida durante uma hora. Mas, como a explosão controlada não trouxe resíduos para a pista, o trecho foi liberado logo após a detonação, sem causar engarrafamento.

Saiba como foi a explosão

No início da manhã, os operários e técnicos da Concer, concessionária que administra o trecho de concessão Rio de Janeiro – Petrópolis – Juiz de Fora, posicionaram cones a partir do km-87, preparando a rodovia para a interdição total, programada para as 10h. O trecho ficou em meia pista.

Uma sirene disparou comunicando que a passagem no trecho deveria ser interrompida. Depois de se certificar que nenhum veículo passaria mais pelo trecho, o presidente da concessionária, Pedro Jonsson, acionou o dispositivo que detonou a explosão. O forte estrondo abriu a pedra que impedia que as escavações começassem e derrubou ainda algumas árvores. No entanto, nenhum resíduo da explosão veio para a pista, como a própria concessionária acreditava que poderia acontecer. “A explosão foi um sucesso. Colocamos uma manta de proteção justamente para dissipá-la e funcionou muito bem, melhor do que tínhamos previsto. A expectativa era de que o trecho ficasse fechado por uma hora, para que limpássemos a rodovia”, afirmou.

Como não houve resíduos, o trecho foi liberado logo após os técnicos checarem o local onde as pedras foram detonadas. Trabalho que não durou mais do que doze minutos. Em seguida os carros foram liberados para trafegar no trecho, sem que houvesse tempo para a formação de engarrafamentos. 

Depois do processo de detonação de rochas, a Concer estima que serão escavados aproximadamente quatro metros diários, em ambos sentidos do túnel. “O grande problema é alcançar o espelho das rochas. Depois que isso acontece o ritmo de escavação é rápido. Nosso maior trabalho é o processo de detonação, mas as construções de contenções de encosta (30 ao todo) que deverão sustentar os trechos da na nova pista”, explica Pedro Jonsson, que afirma ainda que as obras, que tem prazo de conclusão para o dia 18 de junho de 2016, representam o início de um trabalho que deveria ter sido realizado há 20 anos, levando em consideração o tempo de uso da rodovia e o fluxo de veículos que ela recebe hoje. “Essa pista foi construída em 1928. A nova pista tem projeto com validade prevista até 2050”, disse Jonsson.




 

 

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